Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14772
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Produção e aplicação de um jogo didático sobre parasitoses |
Autor(es)/Inventor(es): | Bax, Juliet Cunha |
Orientador: | Oliveira, Tatiana Figueiredo de |
Resumo: | Os materiais didáticos são muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem, sendo os livros os mais tradicionalmente utilizados, no entanto existem muitas outras opções, como, por exemplo, os jogos educativos. Eles possuem um aspecto lúdico e objetivos diferentes de outros materiais didáticos, principalmente, socialização e criatividade, além de ser uma prática divertida e dinâmica. Com os jogos didáticos podemos trabalhar vários temas dentro do ensino de ciências, dentre eles a educação em saúde. A educação em saúde é muito importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças e deve ser desenvolvida nas escolas. O endoparasitismo é um dos mais sérios problemas de Saúde Pública no país, principalmente nas populações desfavorecidas. As doenças parasitológicas foram utilizadas como tema do jogo por ser um assunto do cotidiano de todos, e assim, os alunos poderiam aprender mais sobre, além de aplicar e expandir esse tema. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar o “Jogo das doenças” na turma A e comparar com a turma B controle. Os grupos utilizados nesse trabalho formam duas turmas da categoria NEJA, a NEJA IV (turma A) e a NEJA II (turma B). O jogo foi aplicado apenas na turma A e na B foi utilizada como controle. Foi aplicado um questionário pré-aplicação e um pós-aplicação em cada uma das turmas. Foram utilizadas tanto a linha de pesquisa quantitativa, quanto a qualitativa, usadas de forma complementares. Depois da aplicação dos questionários, foi realizado um levantamento dos dados, estes foram classificados e comparados o pré e pós de cada turma e o pós das duas turmas entre si. Observou-se que o jogo favoreceu a aprendizagem, mas este sozinho não é capaz de aumentar o conhecimento dos alunos sem a presença de um professor educador para elucidar as dúvidas durante seu uso. |
Palavras-chave: | Jogos educativos Doenças parasitárias Ensino e aprendizagem Niterói (RJ) Educational games Parasitic diseases Teaching and learning |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BAX, Juliet Cunha. Produção e aplicação de um jogo didático sobre parasitoses. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCBax.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.