Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14772
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Tatiana Figueiredo de | - |
dc.contributor.author | Bax, Juliet Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T13:41:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BAX, Juliet Cunha. Produção e aplicação de um jogo didático sobre parasitoses. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14772 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Doenças parasitárias | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Niterói (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Educational games | en |
dc.subject | Parasitic diseases | en |
dc.subject | Teaching and learning | en |
dc.title | Produção e aplicação de um jogo didático sobre parasitoses | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7397415260586812 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melim, Leandra Marques Chaves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7236604521372268 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Trajano, Valéria da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5974236430432352 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rosse, Cássio Gomes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7632496657041183 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os materiais didáticos são muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem, sendo os livros os mais tradicionalmente utilizados, no entanto existem muitas outras opções, como, por exemplo, os jogos educativos. Eles possuem um aspecto lúdico e objetivos diferentes de outros materiais didáticos, principalmente, socialização e criatividade, além de ser uma prática divertida e dinâmica. Com os jogos didáticos podemos trabalhar vários temas dentro do ensino de ciências, dentre eles a educação em saúde. A educação em saúde é muito importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças e deve ser desenvolvida nas escolas. O endoparasitismo é um dos mais sérios problemas de Saúde Pública no país, principalmente nas populações desfavorecidas. As doenças parasitológicas foram utilizadas como tema do jogo por ser um assunto do cotidiano de todos, e assim, os alunos poderiam aprender mais sobre, além de aplicar e expandir esse tema. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar o “Jogo das doenças” na turma A e comparar com a turma B controle. Os grupos utilizados nesse trabalho formam duas turmas da categoria NEJA, a NEJA IV (turma A) e a NEJA II (turma B). O jogo foi aplicado apenas na turma A e na B foi utilizada como controle. Foi aplicado um questionário pré-aplicação e um pós-aplicação em cada uma das turmas. Foram utilizadas tanto a linha de pesquisa quantitativa, quanto a qualitativa, usadas de forma complementares. Depois da aplicação dos questionários, foi realizado um levantamento dos dados, estes foram classificados e comparados o pré e pós de cada turma e o pós das duas turmas entre si. Observou-se que o jogo favoreceu a aprendizagem, mas este sozinho não é capaz de aumentar o conhecimento dos alunos sem a presença de um professor educador para elucidar as dúvidas durante seu uso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.