Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Tatiana Figueiredo de-
dc.contributor.authorBax, Juliet Cunha-
dc.date.accessioned2021-08-12T13:41:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBAX, Juliet Cunha. Produção e aplicação de um jogo didático sobre parasitoses. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14772-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDoenças parasitáriaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectNiterói (RJ)pt_BR
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectParasitic diseasesen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.titleProdução e aplicação de um jogo didático sobre parasitosespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7397415260586812pt_BR
dc.contributor.referee1Melim, Leandra Marques Chaves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7236604521372268pt_BR
dc.contributor.referee2Trajano, Valéria da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5974236430432352pt_BR
dc.contributor.referee3Rosse, Cássio Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632496657041183pt_BR
dc.description.resumoOs materiais didáticos são muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem, sendo os livros os mais tradicionalmente utilizados, no entanto existem muitas outras opções, como, por exemplo, os jogos educativos. Eles possuem um aspecto lúdico e objetivos diferentes de outros materiais didáticos, principalmente, socialização e criatividade, além de ser uma prática divertida e dinâmica. Com os jogos didáticos podemos trabalhar vários temas dentro do ensino de ciências, dentre eles a educação em saúde. A educação em saúde é muito importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças e deve ser desenvolvida nas escolas. O endoparasitismo é um dos mais sérios problemas de Saúde Pública no país, principalmente nas populações desfavorecidas. As doenças parasitológicas foram utilizadas como tema do jogo por ser um assunto do cotidiano de todos, e assim, os alunos poderiam aprender mais sobre, além de aplicar e expandir esse tema. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar o “Jogo das doenças” na turma A e comparar com a turma B controle. Os grupos utilizados nesse trabalho formam duas turmas da categoria NEJA, a NEJA IV (turma A) e a NEJA II (turma B). O jogo foi aplicado apenas na turma A e na B foi utilizada como controle. Foi aplicado um questionário pré-aplicação e um pós-aplicação em cada uma das turmas. Foram utilizadas tanto a linha de pesquisa quantitativa, quanto a qualitativa, usadas de forma complementares. Depois da aplicação dos questionários, foi realizado um levantamento dos dados, estes foram classificados e comparados o pré e pós de cada turma e o pós das duas turmas entre si. Observou-se que o jogo favoreceu a aprendizagem, mas este sozinho não é capaz de aumentar o conhecimento dos alunos sem a presença de um professor educador para elucidar as dúvidas durante seu uso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCBax.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.