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dc.contributor.advisorPires, Julie-
dc.contributor.authorCosenza, Clarissa Maia Porto-
dc.date.accessioned2021-08-17T14:50:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:06Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOSENZA, Clarissa Maia Porto. Mitologias do design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14796-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectConstruções sociaispt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectPós-modernismopt_BR
dc.titleMitologias do design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso “Mitologias no Design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo”, inspira-se no livro Mitologias (1957) de Roland Barthes para apontar alguns mitos construídos e reper- cutidos dentro do campo do design. O seu objetivo é o de desconstruir, através de uma argumentação que permita uma reflexão histórica e espacial, reunidas em um projeto editorial, algumas premissas desta área, tanto no âmbito do projeto quanto de sua visualidade. Os cinco mitos es- colhidos para serem investigados nesta monografia foram: “Design como solução de um problema”, “Design pode ser neutro”, “Design é metodologia de projeto”, “A forma se- gue a função” e “Design pode ser universal”. A metodo- logia da pesquisa teórica deste trabalho consiste em uma revisão bibliográfica de forma a embasar o seu conteúdo. A partir desta pesquisa, foram feitos como produtos grá- ficos cinco folders, cada um com um poster no verso, re- presentando os cinco mitos mencionados anteriormente. A metodologia operacional empregada na realização do pro- jeto foi o estudo prévio do conceito de desconstrução do filósofo Jacques Derrida (1967) aplicado à área do design gráfico. Além disso, também foram utilizadas referências de trabalhos de designers pós-modernos, como Wolfgang Weingart, Katherine McCoy e David Carson para orientar determinadas decisões visuais. O resultado obtido com a pesquisa levantada foi a maior possibilidade de se compre- ender o design dentro de um meio social e cultural, ao se tentar encontrar o porquê de certas escolhas que são fei- tas por seus profissionais. É possível dizer, que, ao final do trabalho prático, constata-se que pode ser ainda mais desafiador fazer um produto gráfico que foge aos moldes modernistas pois a falta dos manuais proporciona uma li- berdade autoral que não necessariamente se é acostumado a lidar enquanto designer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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