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http://hdl.handle.net/11422/14796
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pires, Julie | - |
dc.contributor.author | Cosenza, Clarissa Maia Porto | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T14:50:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | COSENZA, Clarissa Maia Porto. Mitologias do design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14796 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Construções sociais | pt_BR |
dc.subject | Mito | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernismo | pt_BR |
dc.title | Mitologias do design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso “Mitologias no Design: uma elaboração sobre construções sociais dentro do campo”, inspira-se no livro Mitologias (1957) de Roland Barthes para apontar alguns mitos construídos e reper- cutidos dentro do campo do design. O seu objetivo é o de desconstruir, através de uma argumentação que permita uma reflexão histórica e espacial, reunidas em um projeto editorial, algumas premissas desta área, tanto no âmbito do projeto quanto de sua visualidade. Os cinco mitos es- colhidos para serem investigados nesta monografia foram: “Design como solução de um problema”, “Design pode ser neutro”, “Design é metodologia de projeto”, “A forma se- gue a função” e “Design pode ser universal”. A metodo- logia da pesquisa teórica deste trabalho consiste em uma revisão bibliográfica de forma a embasar o seu conteúdo. A partir desta pesquisa, foram feitos como produtos grá- ficos cinco folders, cada um com um poster no verso, re- presentando os cinco mitos mencionados anteriormente. A metodologia operacional empregada na realização do pro- jeto foi o estudo prévio do conceito de desconstrução do filósofo Jacques Derrida (1967) aplicado à área do design gráfico. Além disso, também foram utilizadas referências de trabalhos de designers pós-modernos, como Wolfgang Weingart, Katherine McCoy e David Carson para orientar determinadas decisões visuais. O resultado obtido com a pesquisa levantada foi a maior possibilidade de se compre- ender o design dentro de um meio social e cultural, ao se tentar encontrar o porquê de certas escolhas que são fei- tas por seus profissionais. É possível dizer, que, ao final do trabalho prático, constata-se que pode ser ainda mais desafiador fazer um produto gráfico que foge aos moldes modernistas pois a falta dos manuais proporciona uma li- berdade autoral que não necessariamente se é acostumado a lidar enquanto designer. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
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