Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Elder dos Santos-
dc.contributor.authorPorto, Tais da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-17T20:36:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:07Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationPORTO, Taís da Silva. Os desafios da inclusão escolar na visão dos/as professores/as. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14803-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessores escolarespt_BR
dc.subjectTrês Rios (RJ)pt_BR
dc.subjectMainstreaming, educationen
dc.subjectEducation, specialen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectSchool teachersen
dc.titleOs desafios da inclusão escolar na visão dos/as professores/aspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Cristiane Pereira Fontainha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6260152487462115pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Andrade Rodrigues da-
dc.description.resumoA pesquisa que ora apresento se baseou na investigação sobre os desafios da Inclusão Escolar na visão dos professores e professoras que fazem parte do corpo docente de uma Escola da Rede Pública de Ensino do município de Três Rios/RJ. Foi aplicado um questionário aos docentes professores que do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) com a intenção de descobrir quais deles possuíam alunos com algum tipo de deficiência em suas turmas. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com duas docentes para identificar qual é a visão das mesmas em relação à Inclusão Escolar e, assim buscar compreender como ocorre a inclusão desses alunos nessa escola. Algumas questões foram consideradas relevantes na pesquisa, tais como: o tipo de deficiência do/da estudante, formação dos professores e professoras, recursos pedagógicos, quantidade de alunos na classe onde este aluno está inserido, organização do espaço escolar e também o suporte para os profissionais envolvidos no processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSPorto.pdf875.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.