Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14803
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azevedo, Elder dos Santos | - |
dc.contributor.author | Porto, Tais da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T20:36:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-28 | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Taís da Silva. Os desafios da inclusão escolar na visão dos/as professores/as. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14803 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Professores escolares | pt_BR |
dc.subject | Três Rios (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming, education | en |
dc.subject | Education, special | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | School teachers | en |
dc.title | Os desafios da inclusão escolar na visão dos/as professores/as | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Cristiane Pereira Fontainha de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6260152487462115 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Andrade Rodrigues da | - |
dc.description.resumo | A pesquisa que ora apresento se baseou na investigação sobre os desafios da Inclusão Escolar na visão dos professores e professoras que fazem parte do corpo docente de uma Escola da Rede Pública de Ensino do município de Três Rios/RJ. Foi aplicado um questionário aos docentes professores que do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) com a intenção de descobrir quais deles possuíam alunos com algum tipo de deficiência em suas turmas. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com duas docentes para identificar qual é a visão das mesmas em relação à Inclusão Escolar e, assim buscar compreender como ocorre a inclusão desses alunos nessa escola. Algumas questões foram consideradas relevantes na pesquisa, tais como: o tipo de deficiência do/da estudante, formação dos professores e professoras, recursos pedagógicos, quantidade de alunos na classe onde este aluno está inserido, organização do espaço escolar e também o suporte para os profissionais envolvidos no processo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSPorto.pdf | 875.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.