Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14831
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes, Alexandre Ferreira | - |
dc.contributor.author | Amaral, Adriene Campelo do | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T17:39:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Adriene Campelo do. A importância da saída de campo saída de campo na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14831 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de campo | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Fieldwork | en |
dc.subject | Students | en |
dc.title | A importância da saída de campo saída de campo na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O professor possui papel fundamental na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Para a abordagem de temas ambientais é importante que se utilize ferramentas atrativas para que os alunos se envolvam com a temática. A saída de campo na formação do professor em Ciências Biológicas é uma ferramenta importante de sensibilização e entrosamento para questões socioambientais. O presente trabalho teve como objetivo analisar a concepção dos estudantes de licenciatura da modalidade semipresencial sobre o meio ambiente e a importância dada para saída de campo na sua formação. Através de um questionário foi possível identificar que a maioria dos alunos percebem o meio ambiente como uma rede de interações entre os seres e fatores abióticos e entendem que fazem parte deste ambiente assim como são responsáveis também pela sua degradação. Os alunos indicaram também que a saída de campo é importante para a formação em Ciências Biológicas de forma ampla. Os entrevistados apontam que poderiam existir mais saídas de campo nas disciplinas da área ambiental e que fossem realizadas em locais mais diversificados, com ecossistemas variados e também em áreas degradadas. Diante disso nota-se que a saída de campo serve como elo entre os estudantes e a natureza, além de consolidar o conhecimento teórico aprendido em aulas, gera um vínculo com estes estudantes de forma que eles passam a se sentir parte do ambiente e também responsáveis pela conservação destes espaços. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACAmaral.pdf | 242.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.