Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14831
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Alexandre Ferreira-
dc.contributor.authorAmaral, Adriene Campelo do-
dc.date.accessioned2021-08-20T17:39:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationAMARAL, Adriene Campelo do. A importância da saída de campo saída de campo na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14831-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFieldworken
dc.subjectStudentsen
dc.titleA importância da saída de campo saída de campo na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO professor possui papel fundamental na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Para a abordagem de temas ambientais é importante que se utilize ferramentas atrativas para que os alunos se envolvam com a temática. A saída de campo na formação do professor em Ciências Biológicas é uma ferramenta importante de sensibilização e entrosamento para questões socioambientais. O presente trabalho teve como objetivo analisar a concepção dos estudantes de licenciatura da modalidade semipresencial sobre o meio ambiente e a importância dada para saída de campo na sua formação. Através de um questionário foi possível identificar que a maioria dos alunos percebem o meio ambiente como uma rede de interações entre os seres e fatores abióticos e entendem que fazem parte deste ambiente assim como são responsáveis também pela sua degradação. Os alunos indicaram também que a saída de campo é importante para a formação em Ciências Biológicas de forma ampla. Os entrevistados apontam que poderiam existir mais saídas de campo nas disciplinas da área ambiental e que fossem realizadas em locais mais diversificados, com ecossistemas variados e também em áreas degradadas. Diante disso nota-se que a saída de campo serve como elo entre os estudantes e a natureza, além de consolidar o conhecimento teórico aprendido em aulas, gera um vínculo com estes estudantes de forma que eles passam a se sentir parte do ambiente e também responsáveis pela conservação destes espaços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACAmaral.pdf242.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.