Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14834
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ambiente de sala de aula multinivelado e o ensino de língua estrangeira - metodologia multinível
Author(s)/Inventor(s): Silva, Rodrigo Claudino
Advisor: Tilio, Rogério Casanovas
Abstract: Dentre a grande gama de métodos e abordagens dos quais atualmente dispomos para o ensino-aprendizagem de idiomas, vem ganhando visibilidade a metodologia multinível. Buscamos aqui entendê-la como uma modalidade de ensino em sala de aula dentro de contextos diversos daqueles habitualmente trabalhados para o ensino de língua estrangeira (com enfoque aqui em ensino de língua inglesa),buscando entender sua aplicabilidade e sistematicidade; a análise da reconfiguração dos papéis do professor e do aluno dentro de um ambiente de sala multinivelada; e os potenciais benefícios, desafios e problemas pertinentes à prática da metodologia multinível. Esta pesquisa se dá de forma descritiva, recorrendo a teóricos que já contemplaram o tema e suas variantes em suas literaturas, analisando as ideias de forma crítica. Apesar de ser um tópico cuja literatura é ainda incipiente e, portanto, não possui uma vastidão de fontes que o abordem, a literatura já existente é bastante explanativa e precisa.
Keywords: Ensino de língua estrangeira
Ensino e aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCSilva.pdf222.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.