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http://hdl.handle.net/11422/14848
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Maria Teresa Salgado Guimarães da | - |
dc.contributor.author | Silva, Alice Meireles da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T20:44:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14848 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura moçambinaca | pt_BR |
dc.subject | Sousa, Noémia de | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira | pt_BR |
dc.subject | Soares, Elza | pt_BR |
dc.title | Voz, corpo, resistência e liberdade: um diálogo poético-musical entre Noémia de Sousa e Elsa Soares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0798529197745702 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1074254421557250 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é criar um diálogo entre a poesia da escritora moçambicana Noémia de Sousa e as letras musicais da cantora carioca Elza Soares, buscando investigar, nas produções dessas duas artistas, traços de uma literatura e música engajadas. A poética de Noémia e a musicalidade de Elza demonstram traços denunciativos e crítica aos sistemas de dominação instaurados em Moçambique e no Brasil, além de se firmarem também como forma de resistência. Sendo assim, com o intuito de encontrar similaridades entre as produções e concatená-las, a pesquisa se desenvolverá a partir dos eixos temáticos - voz, corpo - e a forma como são representados. Neste sentido, serão levados em consideração o contexto histórico e sociocultural tanto no espaço de Moçambique assolado pelo regime colonial, motivo para o qual a poesia contundente de Sousa é direcionada, quanto para o sistema desigual racista e machista brasileiro, que atinge fortemente grupos considerados “minoria” como o de mulheres, negros e LGBTQIA+s, população para a qual se dirige o ativismo de Soares, representado em seus discos ao longo de sua carreira. Serão utilizados como objetos de estudos o livro Sangue Negro (2016) de Noémia de Sousa, e algumas faixas dos álbuns Do Cóccix Até o Pescoço (2002), Mulher do Fim do Mundo (2015), Deus é Mulher (2018) e Planeta Fome (2019). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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