Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Teresa Salgado Guimarães da-
dc.contributor.authorSilva, Alice Meireles da-
dc.date.accessioned2021-08-24T20:44:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14848-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura moçambinacapt_BR
dc.subjectSousa, Noémia dept_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectSoares, Elzapt_BR
dc.titleVoz, corpo, resistência e liberdade: um diálogo poético-musical entre Noémia de Sousa e Elsa Soarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0798529197745702pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1074254421557250pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é criar um diálogo entre a poesia da escritora moçambicana Noémia de Sousa e as letras musicais da cantora carioca Elza Soares, buscando investigar, nas produções dessas duas artistas, traços de uma literatura e música engajadas. A poética de Noémia e a musicalidade de Elza demonstram traços denunciativos e crítica aos sistemas de dominação instaurados em Moçambique e no Brasil, além de se firmarem também como forma de resistência. Sendo assim, com o intuito de encontrar similaridades entre as produções e concatená-las, a pesquisa se desenvolverá a partir dos eixos temáticos - voz, corpo - e a forma como são representados. Neste sentido, serão levados em consideração o contexto histórico e sociocultural tanto no espaço de Moçambique assolado pelo regime colonial, motivo para o qual a poesia contundente de Sousa é direcionada, quanto para o sistema desigual racista e machista brasileiro, que atinge fortemente grupos considerados “minoria” como o de mulheres, negros e LGBTQIA+s, população para a qual se dirige o ativismo de Soares, representado em seus discos ao longo de sua carreira. Serão utilizados como objetos de estudos o livro Sangue Negro (2016) de Noémia de Sousa, e algumas faixas dos álbuns Do Cóccix Até o Pescoço (2002), Mulher do Fim do Mundo (2015), Deus é Mulher (2018) e Planeta Fome (2019).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMSilva.pdf301.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.