Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14855
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As mudanças no tratamento contábil das operações de arrendamento em decorrência da adoção do pronunciamento técnico CPC 06 (R2) e os reflexos nos índices econômico-financeiros das Lojas Renner S.A.
Author(s)/Inventor(s): Knust, Lucas Giovanelli Tavares
Advisor: Szuster, Natan
Abstract: Na visão do arrendatário, o Pronunciamento Técnico CPC 06 (R1), vigente até 31/12/2018, classificava os arrendamentos mercantis em duas categorias: o financeiro e o operacional. Vigente a partir de 1º de janeiro de 2019, o Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2) teve o objetivo de atualizar o entendimento e a contabilização dos arrendamentos. Antes da atualização da norma, na visão do arrendatário, os arrendamentos operacionais eram contabilizados apenas com efeito no resultado, sem transitar pelo balanço patrimonial. A partir de 2019, todos os arrendamentos devem estar refletidos no balanço patrimonial, através do direito de controlar o uso de um ativo identificado por um período de tempo em contrapartida da constituição de um passivo de arrendamento. Neste trabalho, foram apresentadas as mudanças aplicadas pela atualização do pronunciamento contábil e como as empresas devem realizar a contabilização, fazendo um comparativo com a norma anterior. Além disto, como caso prático do impacto que a mudança da norma gerou, foram analisados os principais índices de endividamento e liquidez da companhia “Lojas Renner S.A.” e, como resultado, foram identificadas variações relevantes nas informações contábeis disponibilizadas aos usuários das demonstrações financeiras.
Keywords: IFRS 16
CPC 06
Arrendamento mercantil
Indicadores econômico-financeiros
Liquidez
Endividamento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: KNUST, Lucas Giovanelli Tavares. As mudanças no tratamento contábil das operações de arrendamento em decorrência da adoção do pronunciamento técnico CPC 06 (R2) e os reflexos nos índices econômico-financeiros das Lojas Renner S.A. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LGTKnust.pdf258.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.