Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14870
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cidade-mercado: uma análise sobre os agentes e discursos por trás do projeto olímpico no Rio de Janeiro e a resistência da Vila Autódromo
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Bruna do Amaral Barbosa
Orientador: Nunes, Daniel Capecchi
Coorientador: Franzoni, Júlia Ávila
Resumo: Verifica-se, a partir da análise de alguns casos emblemáticos de revitalização espacial, que a política urbana empreendida no Rio de Janeiro vem sendo direcionada à ressignificação socioeconômica de espaços estratégicos e à periferização das classes marginalizadas, a exemplo da expansão rumo à Zona Oeste. O gerenciamento do meio urbano como instrumento de mercado potencializa essa conjuntura, através de projetos de reestruturação que atendem primeiramente ao grande capital, em detrimento das demandas prioritárias da população. Nesse cenário, no qual podem ser observados tanto interesses de agentes públicos quanto de privados, a remodelação do espaço e o impulsionamento de novos empreendimentos são viabilizados através das Parcerias Público-Privadas. Elas consistem em uma forma de gestão que pode ser utilizada de forma a privilegiar a conveniência mercadológica, como pode ser observado com a realização de megaeventos esportivos. Este estudo abordou alguns aspectos do discurso e da atuação de diferentes atores que serviram de arcabouço prévio aos Jogos Olímpicos de 2016, bem como algumas críticas à proporção do custo social trazido por eventos dessa magnitude, materializado pela quantidade espantosa de remoções que os antecederam. No capítulo final deste trabalho, a análise principal volta-se à história de resistência da Vila Autódromo, uma comunidade que passou décadas na mira dos intentos expulsórios, e que experimentou uma intensificação do conflito com a prefeitura na época de preparação da capital carioca para as Olimpíadas da década passada. Algumas vitórias e derrotas podem ser contadas, porém a persistência dos moradores em resistir à remoção integral do bairro é uma característica incontestável. Além do levantamento teórico, o estudo também contou com trabalho de campo na comunidade, em entrevista concedida por uma das mulheres mais fortes que a autora deste trabalho já conheceu.
Palavras-chave: Rio de Janeiro (RJ)
Revitalização Urbana
Parceria público-privada
Segregação urbana
Eventos esportivos
Jogos Olímpicos de 2016
Vila Autódromo (Rio de Janeiro, RJ)
Urban Revitalizing
Public-private partnership
Urban segregation
Sporting events
2016 Olympic Games
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Citação: DIAS, Bruna do Amaral Barbosa. Cidade-mercado: uma análise sobre os agentes e discursos por trás do projeto olímpico no Rio de Janeiro e a resistência da Vila Autódromo. 2021. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BABDias.pdf902.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.