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dc.contributor.advisorNogueira, Maria Alice de Faria-
dc.contributor.authorBarbosa, Juliana da Silva Agra-
dc.date.accessioned2021-08-26T21:35:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:10Z-
dc.date.issued2021-04-01-
dc.identifier.citationBARBOSA, Juliana da Silva Agra. Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14903-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSeriadopt_BR
dc.subjectGeraçõespt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleRetromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Zpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Sandro Tôrres de-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Tadeu Carvão-
dc.description.resumoO consumidor contemporâneo, ou hipermoderno, tem exigido mais do mercado no que tangem as inovações e a sua relação com o ato da compra e com o que ela representa. Esse sujeito se afastou da relação com o consumo a partir de uma perspectiva de representação social, e se aproximou de um novo comportamento que se preocupa com a satisfação dos seus desejos pessoais e a realização individual. Nesse contexto, o marketing ganhou ainda mais relevância ao propor estratégias às marcas para que se relacionem de forma emocional e profunda com seu público. Dentre elas, o apelo a um passado próximo através da instrumentalização da nostalgia se mostrou uma ferramenta significativamente eficiente para criar tais laços afetivos com o consumidor. A lógica do apelo a um passado idealizado é coerente ao pensar em um consumidor que de fato experienciou o tempo retomado, mas como justificar a eficiência desse apelo a um grupo geracional que não tem qualquer relação com esse tempo? O presente estudo se baseia em discussões a respeito da maneira como a nostalgia foi aplicada na produção de 2016 da Netflix, Stranger Things através dos esforços de retromarketing, e como isso atua sobre o comportamento de compra da Geração Z, apontando para suas motivações de compra, comportamentos em grupo e suas características comportamentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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