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http://hdl.handle.net/11422/14907
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Leandro, Anita Matilde Silva | - |
dc.contributor.author | Bittencourt, Luíza Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T22:01:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-05 | - |
dc.identifier.citation | BITTENCOURT, Luíza Moreira. Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em Ressurgentes: um filme de ação direta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14907 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ressurgentes | pt_BR |
dc.subject | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em Ressurgentes: um filme de ação direta | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sovik, Liv | - |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a analisar a estética de imagens documentais que tendem a servir como material de reflexão sobre situações de urgência presentes na sociedade. Para isso, utilizamos como exemplo e objeto de análise o documentário Ressurgentes: um filme de ação direta (2014), dirigido por Dácia Ibiapina, e buscamos entender as formas de filmagem presentes em suas cenas. Partindo desse ponto, este trabalho procura relacionar as imagens que representam situações de urgência sob um ponto de vista interno, presentes no documentário, com teorias e descobertas cinematográficas que revolucionaram a forma de se fazer o cinema documental e também o telejornalismo. Aqui, os movimentos e ações políticas são as situações urgentes que ganham a atenção da câmera portátil em locais externos. Sendo assim, cabe analisar de que modo o registro de tais movimentos e ações se tornam importantes para a construção de uma identidade e entendimento da população sobre a historicidade de seu contexto social. Portanto, a potência do documentário de Ibiapina, neste trabalho, é considerada a partir de seus aspectos estéticos e políticos, como exemplo de material para o estudo da comunicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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