Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14907
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeandro, Anita Matilde Silva-
dc.contributor.authorBittencourt, Luíza Moreira-
dc.date.accessioned2021-08-26T22:01:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:09Z-
dc.date.issued2021-03-05-
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Luíza Moreira. Urgência nas filmagens e ponto de vista interno em Ressurgentes: um filme de ação direta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14907-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRessurgentespt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleUrgência nas filmagens e ponto de vista interno em ​Ressurgentes: um filme de ação diretapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Sovik, Liv-
dc.contributor.referee2Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar a estética de imagens documentais que tendem a servir como material de reflexão sobre situações de urgência presentes na sociedade. Para isso, utilizamos como exemplo e objeto de análise o documentário ​Ressurgentes: um filme de ação direta (2014), ​dirigido por Dácia Ibiapina, e buscamos entender as formas de filmagem presentes em suas cenas. Partindo desse ponto, este trabalho procura relacionar as imagens que representam situações de urgência sob um ponto de vista interno, presentes no documentário, com teorias e descobertas cinematográficas que revolucionaram a forma de se fazer o cinema documental e também o telejornalismo. Aqui, os movimentos e ações políticas são as situações urgentes que ganham a atenção da câmera portátil em locais externos. Sendo assim, cabe analisar de que modo o registro de tais movimentos e ações se tornam importantes para a construção de uma identidade e entendimento da população sobre a historicidade de seu contexto social. Portanto, a potência do documentário de Ibiapina, neste trabalho, é considerada a partir de seus aspectos estéticos e políticos, como exemplo de material para o estudo da comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBittencourt.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.