Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14916
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A crônica na Belle Époque carioca: os caminhos de João do Rio para subverter as relações da comunicação e do poder
Author(s)/Inventor(s): Mariz, Thales Almeida
Advisor: Sodré, Muniz
Abstract: Este trabalho analisa a relação de João do Rio e sua crônica com as populações marginalizadas da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, com a prática da imprensa, seu papel como flâneur nas ruas cariocas e as condições precárias que as classes dominantes impunham à população. A metodologia utilizada foi revisão de bibliografia. O Rio de Janeiro passou recentemente por obras para grandes eventos e o jornalismo passa por crises. Nesta conjuntura, é importante olhar para períodos do passado que tiveram situações correlatas e se investigar como o cenário se desenvolveu. A população das classes baixas da então capital federal vivia em condições precárias. Porém, as reformas urbanas não visavam melhorar sua qualidade de vida. O objetivo era uma imagem modernizante para o exterior. Ademais, a imprensa estava totalmente alinhada ao discurso e aos interesses do Estado e das classes dominantes. João do Rio não seguiu o padrão e foi às ruas amplificar a voz de quem era subjugado.
Keywords: João do Rio
Comunicação
Classes sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-May-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARIZ, Thales Almeida. A crônica na Belle Époque carioca: os caminhos de João do Rio para subverter as relações da comunicação e do poder. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMariz.pdf774.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.