Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14924
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zago, Camila Avosani | - |
dc.contributor.author | Siciliano, Umberto Cassará de Castellammare Scott | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T12:40:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SICILIANO, Umberto Cassará de Castellammare Scott. Escoamento da produção brasileira de soja e derivados: um estudo sobre os modais de transporte utilizados e seus custos associados. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14924 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte de carga | pt_BR |
dc.subject | Soja | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Custos | pt_BR |
dc.subject | Modais de transporte | pt_BR |
dc.title | Escoamento da produção brasileira de soja e derivados: um estudo sobre os modais de transporte utilizados e seus custos associados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6726568187545538 | pt_BR |
dc.description.resumo | O principal objetivo do trabalho foi averiguar como ocorre o escoamento da produção de soja e derivados destinada ao mercado nacional, bem como os custos inerentes a cada modal. Para tanto foram: (i) levantados os fatores que interferem no transporte de soja no território brasileiro; (ii) ilustrada a infraestrutura disponível para o escoamento da produção de soja em território nacional; (iii) elencar os custos do transporte de soja por modal no país. Para atingir tais objetivos foi feito o uso de pesquisa bibliográfica e documental. Com isso, os resultados mostraram que: (i) o Brasil, de uma forma geral, subutiliza os modais ferroviário e hidroviário, em razão de uma falta de investimento adequada, sendo assim, o modal rodoviário acaba possuindo um papel de destaque no transporte de cargas; (ii) as condições da infraestrutura para o transporte são precárias. Pode-se concluir que o Brasil precisa ampliar sua malha ferroviária, assim como aumentar a participação do modal hidroviário no escoamento da produção de soja, a fim de se tornar ainda mais competitivo nesse mercado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UCCSSiciliano.pdf | 517.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.