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dc.contributor.advisorNunes, Geraldo Luiz dos Reis-
dc.contributor.authorMello, Lucas Hermeto Vieira de-
dc.date.accessioned2021-09-03T14:05:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMELLO, Lucas Hermeto Vieira de. A diferença do comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. 2020. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15050-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSóciopt_BR
dc.subjectTorcedorpt_BR
dc.subjectComportamento de consumopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.titleA diferença do comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5670552008031381pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoOs clubes de futebol que pretendem manter alto nível de competitividade, tanto dentro de campo, quanto fora dele, devem considerar o programa de sócio torcedor como parte importante de sua estratégia de gestão. Apesar da comprovada importância dos programas de sócio torcedor, a maioria dos clubes brasileiros ainda não conseguem explorar o potencial completo dessa estratégia, por isso, mostra-se relevante estudar as diferenças de comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios para que possamos entender melhor em que aspectos os clubes podem aprimorar seus programas de sócio torcedor para que atraiam mais aderentes e fortaleçam sua marca. A pesquisa aplicada no presente trabalho foi de caráter descritivo e misto, através de um questionário com perguntas qualitativas e quantitativas, com o foco em compreender as diferenças e semelhanças de comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. No total foram entrevistados 24 (vinte e quatro) torcedores, 12 (doze) sócio torcedores e 12 (doze) não sócios. Os resultados obtidos mostraram que a principal diferença entre sócio torcedores e torcedores não sócios em relação ao comportamento de consumo é a frequência que comparecem ao estádio, com os sócios sendo adeptos mais frequentes das arquibancadas. Nos quesitos de consumo de produtos do clube, consumo de produtos de patrocinadores e parceiros, acompanhamento das redes sociais e relação sentimental com o time de coração, os sócio torcedores e torcedores não sócios apresentam tendências muito similares. Analisando as estratégias utilizadas pelos clubes em relação a seus programas de sócio torcedor e os resultados da pesquisa, percebemos que, no geral, os programas são fortemente focados em oferecer benefícios relacionados a participação dos aderentes no estádio, negligenciando outros quesitos importantes, fazendo assim com que os torcedores que não são grandes frequentadores de arquibancada não vejam benefícios em assinar os planos oferecidos, resultando em um potencial não atingido com os programas de sócio torcedor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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