Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15061
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gerheim, Fernando Souza | - |
dc.contributor.author | Barros, Marcelo Giovani | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-04T01:29:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Marcelo Giovani. Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15061 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Toledo, Katia Valeria Maciel | - |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Kátia Augusta | - |
dc.description.resumo | Considerando-se a exígua informação teórica disponível sobre a presença de videopoemas na Internet, o estudo visa investigar este recente fenômeno: de que forma e com quais conteúdos vem ocorrendo a presença da Videopoesia brasileira nas Mídias Sociais. Para tanto, é apresentada uma revisão da literatura a fim de levantar eventuais atritos conceituais ou confluências teóricas. Na pesquisa exploratória são identificados os principais procedimentos e características da publicação de tais obras no ambiente digital das redes. Na etapa empírica, é realizado breve exercício de análise de conteúdo da amostragem coletada comparando videopoemas em que predomina o texto gráfico com o texto sonoro. É apresentada uma nuvem de palavras com os principais títulos elencados na mineração de dados, além de entrevistas com videoartistas. Verifica-se então a pertinência das reflexões teóricas e formulações conceituais junto às obras coletadas e informações complementares que orbitam nos videopoemas publicados. São ainda problematizadas questões relativas ao ato de publicar as obras nesses meios virtuais e a relação com a audiência. Constata-se que as Mídias Sociais configuram-se numa nova janela de exibição para a Videopoesia brasileira contemporânea e este fenômeno é um caminho sem volta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MBarros.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.