Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGerheim, Fernando Souza-
dc.contributor.authorBarros, Marcelo Giovani-
dc.date.accessioned2021-09-04T01:29:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:17Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationBARROS, Marcelo Giovani. Videopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibição. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15061-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleVideopoesia na era do like: mídias sociais como janelas de exibiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Toledo, Katia Valeria Maciel-
dc.contributor.referee2Maciel, Kátia Augusta-
dc.description.resumoConsiderando-se a exígua informação teórica disponível sobre a presença de videopoemas na Internet, o estudo visa investigar este recente fenômeno: de que forma e com quais conteúdos vem ocorrendo a presença da Videopoesia brasileira nas Mídias Sociais. Para tanto, é apresentada uma revisão da literatura a fim de levantar eventuais atritos conceituais ou confluências teóricas. Na pesquisa exploratória são identificados os principais procedimentos e características da publicação de tais obras no ambiente digital das redes. Na etapa empírica, é realizado breve exercício de análise de conteúdo da amostragem coletada comparando videopoemas em que predomina o texto gráfico com o texto sonoro. É apresentada uma nuvem de palavras com os principais títulos elencados na mineração de dados, além de entrevistas com videoartistas. Verifica-se então a pertinência das reflexões teóricas e formulações conceituais junto às obras coletadas e informações complementares que orbitam nos videopoemas publicados. São ainda problematizadas questões relativas ao ato de publicar as obras nesses meios virtuais e a relação com a audiência. Constata-se que as Mídias Sociais configuram-se numa nova janela de exibição para a Videopoesia brasileira contemporânea e este fenômeno é um caminho sem volta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MBarros.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.