Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAsrilhant, Boris-
dc.contributor.authorSilva, Victória Muniz Cabral da-
dc.date.accessioned2021-09-06T19:19:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:17Z-
dc.date.issued2020-10-14-
dc.identifier.citationSILVA, Victória Muniz Cabral da. Microempreendedorismo individual: viabilidade econômica de uma empresa de alimentação com serviço de entregas por aplicativos de celular no Rio de Janeiro. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15070-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMicroempreendedor individualpt_BR
dc.subjectAnálise econômicapt_BR
dc.subjectSetor de alimentospt_BR
dc.titleMicroempreendedorismo individual: viabilidade econômica de uma empresa de alimentação com serviço de entregas por aplicativos de celular no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3835325717429623pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809pt_BR
dc.description.resumoO crescimento do número de Microempreendedores Individuais (MEI) associado ao aumento e à visibilidade do serviço de entrega por aplicativos de celular no setor alimentício tem alterado o formato de empreendedorismo no Brasil. Entretanto, apesar das facilidades tributárias oriundas do MEI, é fundamental que seja realizado um estudo de viabilidade econômica para ter visão financeira de longo prazo e assim permitir o aumento da probabilidade de sucesso dos negócios que estão iniciando. Para isso, foram definidas etapas associadas ao desenvolvimento do plano financeiro, que é parte integrante do plano de negócios. Estas englobam tanto a descrição do escopo, atividades e processos do novo negócio, quanto a obtenção dos custos, preços e quantidades, o cálculo de indicadores econômicos e análises de sensibilidade. A metodologia de pesquisa considerou o estudo de caso de um negócio hipotético com a utilização de dados reais, sendo que custos e preços estão relacionados a valores médios de mercado e as quantidades foram definidas por esse trabalho. A partir desse caso base, foram avaliados tanto a viabilidade econômica quanto a robustez do novo negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMCSilva.pdf325.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.