Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1508
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cinema e transformação social: variações sobre uma relação tensa
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Julia Lemos
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: Aborda a relação entre arte e política no cinema. Primeiramente, tratamos do debate acerca da consolidação do cinema como meio de comunicação de massa. Nesse sentido, analisamos as teorias de Walter Benjamin e Theodor Adorno, eminentes pensadores da Escola de Frankfurt, em suas concepções divergentes e complementares a respeito das potencialidades da linguagem artística cinematográfica e de sua relação com a ordem social. A partir dessa delimitação conceitual, recuperamos alguns exemplares brasileiros de movimentos cinematográficos que representaram um projeto artístico engajado e transformador: a produção dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes e as criações do Cinema Novo na década de 1960. Numa terceira e última parte, esse estudo se volta para o cinema brasileiro contemporâneo, tomando algumas obras do documentarista Eduardo Coutinho como formas singulares em que a relação entre arte e política é problematizada.
Palabras clave : Cinema
Transformação Social
Indústria cultural
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editorial : Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-nov-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LIMA, Julia Lemos. Cinema e transformação social: variações sobre uma relação tensa. 2006. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JLima.pdf292,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.