Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15089
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tecnologias disruptivas no sistema bancário: fintechs e blockchain sob à ótica da inclusão financeira na era digital
Author(s)/Inventor(s): Teixeira, Raphaela Dias
Advisor: Marcato, Marília Bassetti
Abstract: Esta pesquisa investiga a emergência de transformações tecnológicas no sistema bancário sob a ótica da promoção de maior inclusão financeira na era digital e seus possíveis impactos socioeconômicos em economias emergentes. A pesquisa busca discutir o potencial disruptivo do sistema bancário diante da ascensão de novos modelos de negócios e tendências tecnológicas, com destaque para a tecnologia blockchain, e analisar a capacidade inclusiva associada às Fintechs e BigTechs no processo de digitalização em massa das finanças. A partir da incorporação de iniciativas intensivas em tecnologia, busca-se mensurar o impacto do fenômeno Fintechs no processo de inclusão digital em contraposição ao sistema bancário tradicional, tendo em vista sua capacidade de introduzir novas ferramentas e projetos inovadores que revolucionam esse setor ao redor do mundo, mas especialmente em regiões cujas estruturas bancárias carecem dos meios mais apropriados para o atendimento de segmentos específicos, até então marginalizados e excluídos financeiramente do sistema tradicional. Tal cenário delega importantes oportunidades para maior atuação das Fintechs e novas tecnologias da era digital em promover maior prosperidade econômica e desenvolvimento local, sobretudo nos países menos desenvolvidos, uma vez que reconfiguram os padrões existentes e direcionam seus esforços à prestação de produtos e serviços financeiros mais acessíveis, customizados e favoráveis às expectativas de consumidores digitalizados, ávidos por bons atendimentos e experiências bancárias adequadas às suas necessidades.
Keywords: Fintechs
Inclusão financeira
Blockchain
Setor bancário
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TEIXEIRA, Raphaela Dias. Tecnologias disruptivas no sistema bancário: fintechs e blockchain sob à ótica da inclusão financeira na era digital. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RDTeixeira.pdf504.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.