Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Paula Goulart-
dc.contributor.authorLima, Julia Lemos-
dc.date.accessioned2017-03-07T17:41:36Z-
dc.date.available2017-03-09T03:00:12Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.citationLIMA, Julia Lemos. Cinema e transformação social: variações sobre uma relação tensa. 2006. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1508-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectTransformação Socialpt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.titleCinema e transformação social: variações sobre uma relação tensapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2408262120718131pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Consuelo da Luz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643pt_BR
dc.contributor.referee2Lissovsky, Mauricio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705pt_BR
dc.description.resumoAborda a relação entre arte e política no cinema. Primeiramente, tratamos do debate acerca da consolidação do cinema como meio de comunicação de massa. Nesse sentido, analisamos as teorias de Walter Benjamin e Theodor Adorno, eminentes pensadores da Escola de Frankfurt, em suas concepções divergentes e complementares a respeito das potencialidades da linguagem artística cinematográfica e de sua relação com a ordem social. A partir dessa delimitação conceitual, recuperamos alguns exemplares brasileiros de movimentos cinematográficos que representaram um projeto artístico engajado e transformador: a produção dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes e as criações do Cinema Novo na década de 1960. Numa terceira e última parte, esse estudo se volta para o cinema brasileiro contemporâneo, tomando algumas obras do documentarista Eduardo Coutinho como formas singulares em que a relação entre arte e política é problematizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLima.pdf292,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.