Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15102
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Proteção bibliográfica: subsídios para concepção de parâmetros de segurança do patrimônio bibliográfico da Biblioteca Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (BPC/UFRJ)
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Paloma Rodrigues Gomes
Advisor: Araujo, Andre Vieira de Freitas
Abstract: Nos últimos anos, o interesse sobre a segurança do patrimônio bibliográfico vem aumentando, principalmente devido ao crescente número de instituições de salvaguarda no Brasil que estão sofrendo com roubos e furtos. Devido a essa constatação, o tema da pesquisa é a segurança do patrimônio bibliográfico contra roubo e furto, tendo como foco o patrimônio bibliográfico da Biblioteca Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (BPC). O objetivo da pesquisa é desenvolver parâmetros para a segurança do patrimônio bibliográfico da BPC. A metodologia empregada se desenvolveu a partir de duas frentes: 1) revisão de literatura sobre a temática da segurança do patrimônio bibliográfico, a partir de livros, artigos científicos e reportagens, e 2) análise de documentos e relatórios que mapeiam o furto da BPC, seus aspectos securitários e análise de políticas que contribuíram para a proposição dos parâmetros de segurança. A pesquisa apresenta como resultado alguns parâmetros de segurança que abarcam todo o prédio da BPC, a área de guarda do acervo e o local de consultas, alguns deles são: rotina de verificação nas portas e janelas; rígido controle de chaves; câmeras em todas as entradas; acesso restrito a área de guarda; mesa de consulta separada da área de guarda; usuário constantemente monitorado e implantação de equipamentos eletrônicos antifurto. Por fim, conclui-se que em um país onde a perda do patrimônio bibliográfico não é tratada com a devida seriedade, a construção de parâmetros de segurança que protejam esse patrimônio deve ser mais discutida e estudada pelos profissionais bibliotecários e levada como uma ação efetiva securitária do acervo contra furtos e roubos ao patrimônio bibliográfico.
Keywords: Segurança de acervos
Patrimônio Bibliográfico
Biblioteca Pedro Calmon
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Feb-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Paloma Rodrigues Gomes. Proteção bibliográfica: subsídios para concepção de parâmetros de segurança do patrimônio bibliográfico da Biblioteca Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (BPC/UFRJ). 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRGRocha.pdf925.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.