Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15109
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância do big data em finanças e contabilidade
Autor(es)/Inventor(es): Seiblitz, Mariana Hermes da Fonseca de Lossio e
Orientador: Revoredo, Márcia Maria Oliveira
Resumo: Com a identificação do enorme volume de dados produzidos por máquinas e seres humanos nos últimos anos, com inúmeras transações financeiras feitas na internet, além das informações geradas pelos dispositivos conectados pela internet das coisas (conectividade e interação entre diversos dispositivos e sensores conectados pela internet), se torna altamente interessante o estudo de como essa nova era tecnológica afeta o mundo de contabilidade e finanças. O estudo encontra evidências de que o Big Data será ainda mais importante para o mundo financeiro, trazendo uma perspectiva de novos horizontes para análises mais sofisticadas e eficientes de transações e lançamentos contábeis, riscos financeiros e operacionais, de forma quase simultânea com a ocorrência de atos e fatos contábeis, permitindo uma possível auditoria contínua, considerando também o desafio de lidar com a questão da segurança e privacidade dos dados manipulados.
Palavras-chave: Big data
Contabilidade
Finanças
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Fev-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SEIBLITZ, Mariana Hermes da Fonseca de Lossio e. A importância do big data em finanças e contabilidade. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MHFLSeiblitz.pdf417.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.