Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15124
Especie: Relatório
Título : Pandemia, formação e saúde: um olhar para as assistentes sociais residentes: relatório técnico da pesquisa
Otras contribuciones: Passos, Rachel Gouveia
Sanches, Amanda de Almeida
Pereira Filho, Paulo Sergio
Mattos, Sandro Barbosa
Resumen: A Coordenação de Capacitação Continuada (CCC) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ), foi criada em dezembro de 2019, e tem como um dos seus propósitos estreitar os canais de comunicação e apoio na formação dos residentes multiprofissionais em saúde, e, além disso, viabilizar capacitações para as supervisoras de campo e articular ações interdepartamentais para a construção de especializações. Nesse sentido, o presente relatório é fruto das primeiras iniciativas da CCC com vistas não só ao aprimoramento do trabalho junto às assistentes sociais residentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS), como também às tutoras e preceptoras. Objetivou-se identificar os impactos da pandemia na formação e saúde das assistentes sociais residentes vinculadas aos PRMS/UFRJ e, para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Realizou-se levantamento da produção da temática da Residência nas principais revistas de circulação no Serviço Social e, posteriormente, aplicou-se questionário para 31 assistentes sociais residentes. Adotou-se o materialismo histórico dialético como método de análise da realidade. Portanto, o presente relatório divide-se em três seções: no primeiro momento apresenta um breve levantamento da produção do Serviço Social sobre a temática da Residência nos últimos 10 anos. Em seguida, expomos e analisamos os dados da pesquisa, abordando os principais desafios para a formação e a saúde das assistentes sociais residentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em tempos pandêmicos. Por fim, descrevemos o processo de construção e execução do curso de extensão Serviço Social, Trabalho Profissional e a Residência Multiprofissional em Saúde.
Resumen : Unavailable.
Materia: Epidemias
COVID-19
Saúde pública
Formação profissional
Serviço social
Public health
Epidemics
Professional qualification
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Fecha de publicación: sep-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISBN: 9786588579084
Citación : PASSOS, Rachel Gouveia; SANCHES, Amanda de Almeida; PEREIRA FILHO, Paulo Sergio; MATTOS, Sandro Barbosa (org.). Pandemia, formação e saúde: um olhar para as assistentes sociais residentes: relatório técnico da pesquisa. Rio de Janeiro: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 2021.
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RGPassos Rel.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.