Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15126
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Práticas de marketing e finanças: impactos nos fluxos de caixa e no patrimônio
Autor(es)/Inventor(es): Cussa, Fellipe Souza
Tutor: Melo, Mônica Visconti de
Resumen: Os profissionais atuantes nas áreas de marketing e finanças parecem ter visões diferentes da utilização de recursos financeiros, mas têm objetivos comuns. Estes objetivos quando trabalhados de forma síncrona, com foco em vendas, mercado e resultados, tomam a forma de planejamento estratégico e guiam a organização sem conflitos nas medidas de desempenho, na gestão de custos e na mensuração de resultado. A interface marketing-finanças encontra pontos em comum em operações e medidas de desempenho. A criação de ativos baseados em mercado e fluxos de caixa a partir de conhecimento do mercado, valor do cliente e táticas de marketing é onde os objetivos financeiros se unem aos objetivos de marketing gerando sinergia. Entende-se que as práticas de marketing devem acompanhar bons resultados financeiros. Com esse propósito o presente estudo tem como objetivo abordar a interface marketing-finanças e investigar como estratégias de marketing podem ser mensuradas financeiramente e quais os resultados obtidos com a gestão financeira destas práticas. Demonstrou-se no estudo que unidas, marketing e finanças buscam lucro e rentabilidade para o acionista, ora valorizando o cliente e o relacionamento com ele, ora gerenciando os efeitos no fluxos de caixa e no patrimônio, com medidas de desempenho que realmente mostram a performance conjunta e sinergia que gera valor.
Materia: Maketing
Finanças
Fluxo de caixa
Cliente
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CUSSA, Fellipe Souza. Práticas de marketing e finanças: impactos nos fluxos de caixa e no patrimônio. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FSCussa.pdf236.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.