Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15126
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Práticas de marketing e finanças: impactos nos fluxos de caixa e no patrimônio
Autor(es)/Inventor(es): Cussa, Fellipe Souza
Orientador: Melo, Mônica Visconti de
Resumo: Os profissionais atuantes nas áreas de marketing e finanças parecem ter visões diferentes da utilização de recursos financeiros, mas têm objetivos comuns. Estes objetivos quando trabalhados de forma síncrona, com foco em vendas, mercado e resultados, tomam a forma de planejamento estratégico e guiam a organização sem conflitos nas medidas de desempenho, na gestão de custos e na mensuração de resultado. A interface marketing-finanças encontra pontos em comum em operações e medidas de desempenho. A criação de ativos baseados em mercado e fluxos de caixa a partir de conhecimento do mercado, valor do cliente e táticas de marketing é onde os objetivos financeiros se unem aos objetivos de marketing gerando sinergia. Entende-se que as práticas de marketing devem acompanhar bons resultados financeiros. Com esse propósito o presente estudo tem como objetivo abordar a interface marketing-finanças e investigar como estratégias de marketing podem ser mensuradas financeiramente e quais os resultados obtidos com a gestão financeira destas práticas. Demonstrou-se no estudo que unidas, marketing e finanças buscam lucro e rentabilidade para o acionista, ora valorizando o cliente e o relacionamento com ele, ora gerenciando os efeitos no fluxos de caixa e no patrimônio, com medidas de desempenho que realmente mostram a performance conjunta e sinergia que gera valor.
Palavras-chave: Maketing
Finanças
Fluxo de caixa
Cliente
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CUSSA, Fellipe Souza. Práticas de marketing e finanças: impactos nos fluxos de caixa e no patrimônio. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSCussa.pdf236.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.