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dc.contributor.advisorMatsunaga, Priscila Saemi-
dc.contributor.authorBezerra, Fátima Regina Souza da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-10T15:40:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:20Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15134-
dc.description.abstractDeveloped around Youth and Adult Education and Photography, the present research consists in a reflection concerning the power of image and aesthetic perception as knowledge tools, favoring singular forms of attachment to critical aspects of reality reading. It aims at delving into the photographic aesthetics of students as critical perception of reality through Arts study. The usage of photographic image obtained by students’ smartphones is justified by the insertion of contemporary art in the pedagogical planning, an important subject which is not present in classroom though. The pedagogical actions were structured on an educational project which arose from a conversation in class with the subjects of the pedagogical practice. Such talk had as objective gauging previous knowledge and interest in art in students enrolled in two High School classes, in the Youth and Adult Education modality in a Public Education Integrated Center, in the city of Rio de Janeiro, where the author worked both as a researcher and teacher. The aim of the present work heightened the aesthetic perception of students through image interpretation, as a means of linking it to critical aspects of reality reading as knowledge tool, in accordance with the research objective. The formation path demanded reflection on progressive educational theories connected to students’ photographic production, enabling the rising of new didactical methods questioning traditional ones, in order to contribute to the action-reflection-action of the pedagogical practice subjects: faculty and learners. Walter Benjamin is the basis to photographic thought; Ana Mae Barbosa, to Art Education; Demerval Saviani, to a progressive conception of education; and Vigotski, to aesthetic education.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPercepção estéticapt_BR
dc.subjectLeitura da realidadept_BR
dc.titlePercursos de formação e percepção estética dos sujeitos da prática pedagógica vinculada aos aspectos críticos de leitura da realidade na arte-educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4404131601969196pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Sousa, Antônio Cláudio Goméz de-
dc.contributor.referee1Martins Filho, Protásio Dutra-
dc.contributor.referee2Fróes, Maira M.-
dc.contributor.referee3Corpas, Danielle dos Santos-
dc.description.resumoConstituída em torno da Educação de Jovens e Adultos e da fotografia, esta pesquisa consiste em uma reflexão sobre o poder da imagem e da percepção estética como canais de conhecimento, favorecendo formas singulares de vinculação aos aspectos críticos de leitura da realidade. Ela propõe-se a investigar a estética fotográfica dos educandos enquanto possibilidade de percepção crítica da realidade pelo ensino da Arte. A utilização da imagem fotográfica obtida a partir dos smartphones dos estudantes justifica-se pela inserção da arte contemporânea no planejamento de ensino, um conteúdo importante, porém ausente das salas de aula. As ações pedagógicas foram estruturadas com base em um projeto educativo que se iniciou a partir de uma roda de conversa em sala de aula com os sujeitos da prática pedagógica. Tal conversa visava averiguar os conhecimentos prévios e o interesse pela arte dos alunos inscritos em duas turmas de Ensino Médio, da modalidade Educação de Jovens e Adultos, em um Centro Integrado de Educação Pública, na cidade do Rio de Janeiro, no qual a autora atuou conjuntamente como pesquisadora e professora. A proposta deste trabalho ampliou a percepção estética dos educandos por meio da leitura de imagem, de modo a vinculá-la aos aspectos críticos de leitura da realidade como canal de conhecimento, conforme o objetivo da pesquisa. O percurso de formação demandou refletir sobre teorias educacionais progressistas articuladas às produções fotográficas dos educandos, possibilitando o surgimento de novos métodos didáticos que questionam os tradicionais, de forma a contribuir para a ação-reflexão-ação dos sujeitos da prática pedagógica: docente e discente. Walter Benjamin embasa o pensamento fotográfico; Ana Mae Barbosa, a Arte-Educação; Dermerval Saviani, a concepção progressista de educação e Vigotski, a educação estética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

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