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http://hdl.handle.net/11422/15143
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Malina, André | - |
dc.contributor.author | Alberoni, Lucas de Avelar | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T20:19:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15143 | - |
dc.description.abstract | This thesis will indicate the results obtained in a research project accomplished at the Polytechnic Institute from Rio de Janeiro’s Federal University in Cabo Frio (IPUFRJ), from 2014 to 2016, regarding History education, in the project “Agave Surfboard”, for the High School Junior class alongside the Maritime Culture technical course. The IPUFRJ presents a proposal for integrated vocational training alongside High School, with counter-hegemonic basis and having polytechnic education as a reference and Project Pedagogy as an approach to education through labor. The Polytechnic Institute was active in the city of Cabo Frio from 2008 until 2016 and adopted a teaching methodology that aims for higher student autonomy by education through labor. The methodology implemented aligns polytechnic and project pedagogy, developing an interdisciplinary and full-time assignment. Hence, the “Agave surfboard” project consists in the construction of surfboards utilizing wood from the agave stalks (Furcrarea gigantea) as raw material. This plant has its origin in Mexico and its abundantly found in the Brazilian ecosystem, being an eco-friendly alternative material for polyurethane, which is a petroleum derivative compound and highly poluent. Therefore, this research seeks to make further reflections about the importance of History teaching, besides pointing out a few possibilities and presenting a proposal for History education, through more effective teaching methodologies, based in polytechnic, having labor as an educational principle, aspiring to overcome the reproduction of knowledge and the so called traditional educational system in Brazil. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | O estudo de história a partir da construção de uma prancha de surfe com o pendão do agave, tendo o trabalho como princípio educativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Efrain Maciel e | - |
dc.contributor.referee2 | Telles, Silvio de Cássio Costa | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta os resultados obtidos na pesquisa realizada no Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio (IPUFRJ) nos anos de 2015 e 2016, quanto ao ensino de História, no projeto “Prancha de Agave”, para o 2º ano do Ensino Médio integrado com o curso técnico de Cultura Marítima. O IPUFRJ apresenta uma proposta de formação profissional integrada ao Ensino Médio, de base contra-hegemônica, tendo a politecnia como referência e a Pedagogia de Projetos com uma abordagem na educação pelo trabalho. O Instituto Politécnico manteve suas atividades na cidade de Cabo Frio entre os anos de 2008 até meados de 2016, e adotou uma metodologia de ensino que busca por meio da educação pelo trabalho uma maior autonomia dos alunos. A metodologia utilizada alia a pedagogia de projetos e a politecnia, desenvolvendo um trabalho de forma interdisciplinar e integral. Nesse sentido, o projeto “Prancha de Agave” consiste na construção de pranchas de surfe utilizando como matéria prima a madeira do pendão do agave (Furcrarea gigantea), planta originária do México e muito encontrada no ecossistema de restinga brasileiro, o material foi usado como uma alternativa ao poliuretano, que é derivado do petróleo e altamente poluente. Dessa forma, esta pesquisa busca fazer reflexões mais amplas sobre a importância do ensino de História, além de apontar algumas possibilidades e apresentar uma proposta para o ensino de História, pela proposição de metodologias de ensino mais eficazes, pautada na politecnia, tendo o trabalho como princípio educativo, visando superar o chamado ensino tradicional no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologia para o Desenvolvimento Social |
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