Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15145
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Manuscritos da fé sob uma lupa: aspectos da bibliografia material face à coleção de livros de horas da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil)
Author(s)/Inventor(s): Lima, Juliana Fernanda Colaço de
Advisor: Araujo, Andre Vieira de Freitas
Abstract: A Bibliografia possui, desde a Antiguidade até os dias atuais, uma dimensão histórica e aplicada onde se ocupa do mapeamento e da representação da informação. A Bibliografia Material é uma de suas vertentes e que tem como propósito, o estudo da materialidade do livro, ocupando-se da análise e da descrição de suas características intrínsecas e extrínsecas. Com isso, podemos identificar que a Bibliografia esteve sempre presente em acervos de memória e de coleções antigas seja como teoria, como um método ou produto do tratamento documental. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar alguns dos aspectos da Bibliografia Material face à Coleção de Livros de Horas da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil). Para tanto, foi realizada revisão de literatura no âmbito da temática da Bibliografia Material (BOWERS, 1962; GASKELL, 1999; HARMON, 1981), a partir de livros, artigos, periódicos e consulta em base de dados evidenciando a natureza teórica da pesquisa. Como percurso metodológico complementar, a pesquisa mapeou e evidenciou alguns instrumentos de pesquisa que se ocuparam da representação da Coleção de Livros de Horas da Fundação Biblioteca Nacional (BNDIGITAL, 2020; FAILLACE, 2016; MANUSCRITOS..., 1973), com vistas a formular possíveis contribuições da Bibliografia Material a esta Coleção. Conclui-se que a Bibliografia Material contribui para observação mais apurada dos seguintes elementos que contornam a Coleção de Livros de Horas da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil): a) elementos da História do Livro (sua dimensão social e cultural); b) elementos da produção do livro; c) elementos referentes à descrição dos aspectos gráficos e materiais da edição; d) elementos referentes à descrição dos aspectos formais do exemplar.
Keywords: Descrição bibliográfica
Manuscritos medievais
Livros de horas
Biblioteca Nacional (Brasil)
Bibliographic description
Manuscripts, Medieval
Book of hours
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Nov-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Juliana Fernanda Colaço de. Manuscritos da fé sob uma lupa: aspectos da bibliografia material face à coleção de livros de horas da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil). 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFCLima.pdf2.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.