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dc.contributor.advisorFreitas, Danilo Pestana de-
dc.contributor.authorBraga, Letícia de Vasconcellos-
dc.date.accessioned2021-09-10T21:25:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:19Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.citationBRAGA, Letícia de Vasconcellos. Impactos do ensino remoto emergencial no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15146-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleImpactos do ensino remoto emergencial no curso de biblioteconomia e gestão de unidades de informação da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4252703972159866pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Ana Maria Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049952764156818pt_BR
dc.contributor.referee2Felipe, Carla Beatriz Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2711636303788494pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo medir o impacto no processo de aprendizagem dos discentes de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ durante o Ensino Remoto Emergencial. Para alcançar o objetivo, teve como base a contextualização da pandemia da COVID-19: o processo de implementação do ensino remoto emergencial; a definição de ensino remoto e suas ferramentas; a definição de metodologias ativas de aprendizagem e a apresentação de suas principais aplicações. Para a composição do referencial teórico sobre Ensino Remoto Emergencial, foram utilizadas publicações de entidades como a UFRJ, UFRN, dentre outras. Já no que diz respeito ao referencial teórico sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem, foram utilizadas publicações de autores como Moran, Santaella, Freire, Ribeiro, entre outros. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma análise quantitativa dos dados em cima de um estudo de caráter exploratório descritivo, a partir da coleta de dados por intermédio de um questionário online, respondido por discentes do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação. Apresenta como resultado que o Ensino Remoto Emergencial não foi considerado pelos discentes uma experiência proveitosa de aprendizagem, levantando as principais dificuldades que os respondentes apontaram nesse período. Como ainda mostra que a aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem poderia ter contribuído positivamente para a experiência. Conclui que possíveis estudos futuros podem ser realizados tendo esta pesquisa como base, podendo se aprofundar mais no assunto de Metodologias Ativas de Aprendizagem, tornando-o um elemento central de investigação, além de apontar seus benefícios em casos práticos tanto para os discentes, como para os docentes do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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