Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Adriana de Souza-
dc.contributor.authorGomes, Carla Renata Teixeira-
dc.date.accessioned2021-09-13T15:02:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOMES, Carla Renata Teixeira. Gincana Antidrogas: um trabalho com Projetos no Ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15158-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleGincana antidrogas: um trabalho com projetos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoDiante das tecnologias cada vez mais inovadoras e numa velocidade difícil de acompanhar, o professor necessita rever seus conceitos do que é aprendizagem e utilizar ferramentas didáticas que sejam mais atraentes para seus alunos. A escola com toda a sua importância social que representa, precisa repensar suas estratégias de ensino. Somente os livros didáticos e as aulas expositivas, onde o professor é o único detentor do conhecimento, não atendem às expectativas dos alunos. O presente trabalho foi desenvolvido com base nas diferentes referências teóricas visando verificar se a pedagogia de projetos como estratégia de aprendizagem desenvolve nos alunos o espírito investigativo, cooperativo, crítico e o quanto esta pedagogia pode agregar à vida dos discentes e docentes. Para tal, foram analisados dados coletados através de questionários e entrevistas com profissionais envolvidos na elaboração e execução de um Projeto intitulado Gincana Antidrogas, desenvolvido em uma escola municipal da Zona Oeste do Rio de Janeiro, envolvendo 22 turmas do 6° ao 9 ° anos do Ensino Fundamental. Conclui-se que o trabalho com projetos é uma ferramenta pedagógica eficaz, de grande relevância nas diferentes áreas do conhecimento, inclusive nos temas ligados à Biologia pois apresentam resultados mais satisfatórios, com melhor assimilação quando trabalhados coletivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRTGomes.pdf908.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.