Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15158
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Adriana de Souza | - |
dc.contributor.author | Gomes, Carla Renata Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T15:02:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:20Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Carla Renata Teixeira. Gincana Antidrogas: um trabalho com Projetos no Ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15158 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Inquéritos e questionários | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Gincana antidrogas: um trabalho com projetos no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante das tecnologias cada vez mais inovadoras e numa velocidade difícil de acompanhar, o professor necessita rever seus conceitos do que é aprendizagem e utilizar ferramentas didáticas que sejam mais atraentes para seus alunos. A escola com toda a sua importância social que representa, precisa repensar suas estratégias de ensino. Somente os livros didáticos e as aulas expositivas, onde o professor é o único detentor do conhecimento, não atendem às expectativas dos alunos. O presente trabalho foi desenvolvido com base nas diferentes referências teóricas visando verificar se a pedagogia de projetos como estratégia de aprendizagem desenvolve nos alunos o espírito investigativo, cooperativo, crítico e o quanto esta pedagogia pode agregar à vida dos discentes e docentes. Para tal, foram analisados dados coletados através de questionários e entrevistas com profissionais envolvidos na elaboração e execução de um Projeto intitulado Gincana Antidrogas, desenvolvido em uma escola municipal da Zona Oeste do Rio de Janeiro, envolvendo 22 turmas do 6° ao 9 ° anos do Ensino Fundamental. Conclui-se que o trabalho com projetos é uma ferramenta pedagógica eficaz, de grande relevância nas diferentes áreas do conhecimento, inclusive nos temas ligados à Biologia pois apresentam resultados mais satisfatórios, com melhor assimilação quando trabalhados coletivamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRTGomes.pdf | 908.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.