Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1517
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Nordeste: um imaginário corroborado pelo jornal O Globo
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, André Luiz de Aguiar
Tutor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumen: Estuda a construção da identidade da região Nordeste do Brasil a partir da visão do Sudeste e entender como está estabelecido o imaginário de nordestino a partir da imprensa. As visões de alteridade são divididas em três eixos principais: o atraso político e econômico; o imigrante e o exótico paraíso turístico. A partir da definição dos três tipos de alteridade para o Nordeste o foco de análise passa a ser a linha editorial seguida pelo jornal O Globo, o impresso de maior circulação da capital fluminense. Em suas diferentes editorias o Globo trata a região de modos diferentes, mas corroborando um olhar, que muitas vezes recorre ao estereótipo, sulista de construção do outro. Seguindo no estudo de algumas matérias publicadas na editoria “O País”, no caderno “Boa Viagem” e da série especial “Vida Severina”, é possível notar como o discurso do Sudeste constrói o outro e ao mesmo tempo traça parâmetros opostos para a construção de si mesmo.
Materia: Representações sociais
Brasil, Nordeste
Imprensa
Construção da identidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-nov-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FREITAS, André. Nordeste: um imaginário corroborado pelo jornal O Globo. 2006. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AFREITAS.pdf512.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.