Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAddor, Felipe-
dc.contributor.authorThiers de Carvalho, Déborah-
dc.date.accessioned2021-09-15T13:39:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:21Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15174-
dc.description.abstractThe DCA-RJ Forum is a participatory democracy mechanism of the state of Rio de Janeiro born in the 1990s and one of its areas of action is in strengthening the political participation of children and adolescents. The DCA-RJ Forum consolidated itself as an important space for popular debate, encouraging the participation of civil society in the State Council for the Defense of Children and Adolescents - CEDCA-RJ. Both in the space of the DCA-RJ Forum and in the space of CEDCA-RJ there is a discussion on ways to encourage children and youth protagonism, engaging this audience in discussions and decisions. However, obstacles to make this participation effective have been perceived. Therefore, the present study has as general objective to make an analysis on the consolidation of participatory democracy through a case study of the DCA-RJ Forum focusing especially on the participation of children and youth. The methodology used is the case study of Robert Yin and the systematization method of Oscar Jara Holliday. The research is qualitative and will be performed through field research using the analysis of 12 minutes of extraordinary meetings between 2016 and 2018 and semi-structured interviews applied to five participants of the DCA-RJ Forum previously selected for their historical trajectory in this space. Some relevant points were verified through this research regarding the difficulty of participation of adolescents and absence of participation of children, such as: the formal and inaccessible language for the understanding of adolescents, the lack of resources for the transportation and feeding of adolescents of cities distant, the lack of a method or operation that allows the participation of children, the imaginary that adolescents can not take the reins because they are still incapable, among others. The contribution of the present study is to strengthen the protagonism of children and youth.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocracia participativapt_BR
dc.subjectParticipação políticapt_BR
dc.subjectDireitos da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectRio de Janeiro (Estado)pt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleUma análise do avanço do Projeto Democrático Participativo no campo de garantia de direitos de crianças e adolescentes: o caso do Fórum Estadual de Direitos da criança e do adolescente do estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9446823572516936pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Leila Maria Torraca de-
dc.contributor.referee2Vale, Juliana Maria Batistuta Teixeira-
dc.contributor.referee3Mello, Ricardo Ferreira de-
dc.description.resumoO Fórum Estadual de Defesa de Direitos de Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro (DCA-RJ) é um dispositivo da democracia participativa do estado do Rio de Janeiro nascido na década de 1990 e uma de suas áreas de atuação é no fortalecimento da participação política de crianças e adolescentes. O Fórum DCA-RJ se consolidou como importante espaço de debate popular, fomentando a participação da sociedade civil no Conselho Estadual de Defesa de Crianças e Adolescentes- CEDCA-RJ. Tanto no espaço do Fórum DCA-RJ como no espaço do CEDCA-RJ, existe a discussão sobre maneiras de incentivar o protagonismo infanto-juvenil, engajando esse público nas discussões e decisões. No entanto, tem-se percebido entraves para efetivar essa participação. Por isso, o presente estudo tem como objetivo geral fazer uma análise sobre a consolidação da democracia participativa através do estudo de caso do Fórum DCA-RJ focalizando na análise da participação infanto-juvenil, identificando os obstáculos e favorecimentos para essa participação. A metodologia utilizada é o estudo de Caso de Robert Yin e a sistematização de Oscar Jara Hollyday. A pesquisa é qualitativa e será realizada por meio de pesquisa de campo com a análise de 12 atas das assembleias extraordinárias entre os anos de 2016 e 2018 e utilização de entrevistas semi-estruturadas aplicadas à cinco participantes do Fórum DCA-RJ previamente selecionados tendo em vista sua trajetória histórica nesse espaço. Foram verificados alguns pontos relevantes por meio dessa pesquisa, referentes à dificuldade de participação de adolescentes e ausência de participação de crianças, tais quais: a linguagem formal e inacessível para a compreensão de adolescentes, a falta de recursos para o transporte e alimentação de adolescentes de cidades distantes, a falta de um método ou funcionamento que permita a participação de crianças, o imaginário de que adolescentes não podem assumir as rédeas pois ainda são incapazes, dentre outros. A contribuição do presente estudo tem a intenção de fomentar o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
893245.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.