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dc.contributor.advisorBarbosa, Marialva Carlos-
dc.contributor.authorReginato, Marina de Albuquerque-
dc.date.accessioned2021-09-15T22:16:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:21Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.identifier.citationREGINATO, Marina de Albuquerque. A memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplay. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15188-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGloboplaypt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTecnologia streaming (Telecomunicação)pt_BR
dc.subjectTelenovelaspt_BR
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.titleA memória no streaming: o mercado da nostalgia e as novelas de acervo no Globoplaypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Ribeiro, Juliana Tillmann Camara-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Ana Paula Goulart-
dc.contributor.referee2Sacramento, Igor Pinto-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa as estratégias de divulgação e publicação de novelas do acervo da Globo na plataforma de streaming Globoplay, os números de audiência e as manifestações do público na internet acerca deste material de divulgação, como a campanha As novelas estão voltando. Para tais reflexões, foram observados, em investigação qualitativa, alguns dos comerciais e reportagens elaborados pelo Globoplay para divulgar novelas que foram incluídas na plataforma ao longo do primeiro ano da ação. Também foram analisados, de forma a observar o fenômeno estudado, os números de audiência da novela ‘Tieta’ na plataforma. Os dados obtidos foram então confrontados, adotando-se como quadro de referência teórica, os estudos de memória (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012; HUYSSEN, 2000; BARBOSA, 2007, 2016, 2020), com recorte nos estudos da nostalgia (NIEMEYER, 2014; RIBEIRO, 2018). Desta forma, é possível afirmar que o sucesso apontado pelos números da campanha está diretamente relacionado ao chamado mercado da nostalgia (RIBEIRO, 2018). Ademais, este trabalho permitiu observar que as novelas do acervo da Globo fazem parte de um gênero audiovisual que dialoga diretamente com a imaginação mnemônica (KEIGHTLEY; PICKERING, 2012) do público brasileiro. Em conclusão, este estudo aponta para um lugar de privilégio do Globoplay em relação a outros serviços de streaming estrangeiros, pelo fato da Globo contar com uma parcela bastante relevante do acervo da televisão brasileira, especialmente as novelas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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