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dc.contributor.advisorHeringer, Rosana-
dc.contributor.authorCrespo, Bruna Dias-
dc.date.accessioned2021-09-15T22:35:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:21Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.citationCRESPO, Bruna Dias. Permanência estudantil no ensino superior: desafios e perspectivas do apoio pedagógico na Faculdade de Educação/UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15189-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPrograma de Monitoria de Apoio Pedagógicopt_BR
dc.titlePermanência estudantil no ensino superior: desafios e perspectivas do apoio pedagógico na Faculdade de Educação/UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Honorato, Gabriela de Souza-
dc.contributor.referee2Houri, Mônica de Souza-
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é analisar a experiência do Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico (PMAP) da Faculdade de Educação/UFRJ trazendo reflexões sobre a importância do apoio pedagógico para a permanência estudantil. Para atingir esse objetivo, foram utilizados como metodologia a revisão bibliográfica, análise de dados secundários fornecidos pela Divisão de Registro de Estudantes (DRE) da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) e de documentos fornecidos pelo PMAP- FE/UFRJ. O trabalho aborda as principais transformações ocorridas no ensino superior brasileiro nas últimas duas décadas, desde o aumento de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) à ampliação do número de ingressantes de origem popular nos cursos de graduação após a Lei 12.711/2012. Diversas pesquisas nos mostram que houve uma expansão no ensino superior brasileiro tanto no número de instituições como na ampliação de vagas (HERINGER, 2015; KLITZKE, 2018; VARGAS & HERINGER, 2016, 2017; HONORATO, 2015; OLIVEIRA, 2019). Essa expansão aliada as políticas públicas que visam a democratização do acesso às instituições de ensino superior contribuíram para o aumento de ingressantes com um “novo perfil”. Observa que o auxílio financeiro por si só não garante a permanência, uma vez que esta possui uma multidimensionalidade (VARGAS & HERINGER, 2017), sendo as dificuldades econômicas apenas uma delas. Algumas universidades passam a desenvolver programas voltados para o apoio pedagógico e acompanhamento acadêmico aos alunos, com o objetivo de contribuir para a redução das dificuldades vivenciadas na inserção plena na vida universitária. Neste trabalho foi descrita e analisada a experiência da Monitoria de Apoio Pedagógico desenvolvida na Faculdade de Educação da UFRJ, apontando seus principais resultados na perspectiva de diferentes atores envolvidos. O trabalho busca contribuir para os debates de políticas institucionais de permanência estudantil no ensino superior a partir do estudo de caso da Faculdade de Educação da UFRJ, focalizando nas ações de apoio pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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