Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15224
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Biometanização e o estudo de caso da usina de metanização de resíduos orgânicos e aproveitamento energético de biogás (TMethar) localizada na UTR-Caju/COMLURB no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Medina Junior, Alberto Wagner
Advisor: Viana, Marcelo Mendes
Abstract: Neste trabalho será realizado um levantamento bibliográfico a respeito do tratamento resíduos sólidos, examinando as perspectivas de tratamentos viáveis dos resíduos, tendo em foco os processos tratamento biológicos anaeróbios por biometanização que promove a conversão da parte biodegradável dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e parcialmente os transformam em produtos que podem ser reaproveitados ou que minimizem os impactos do descarte em aterros. Nesse contexto será apresentado o caso da Usina de Metanização de Resíduos Orgânicos e Aproveitamento Energético de Biogás (TMethar) localizada na Unidade de Transferência de Resíduos UTRCaju/Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) no Rio de Janeiro, também serão apresentadas possíveis melhorias na gestão integrada de resíduos no município do Rio de Janeiro, identificando o estado atual e o possível espaço para adaptação e aprimoramento da tecnologia de tratamento biológico por biometanização. No processo da usina da TMethar na UTR-Caju no Rio de Janeiro, a alternativa de reatores (MESB) se apresenta como uma solução prática, permitindo, mesmo que de maneira incipiente, um maior reaproveitamento dos resíduos e menor emissão de gases estufa . Pelo processo da TMethar há vantagem operacional do sistema, uma vez que não requer pré-tratamento e a batelada necessita de poucas variações operacionais ao longo da digestão, facilitando a operação. Em relação a incineração e aterros sanitários, o processo de biometanização apresenta-se como aquele que gera mais produtos utilizáveis (biogás e o material digerido) e que enterra no solo o carbono presente no material digerido, caso ele possua características necessárias para aplicação agrícola. A utilização do processo de biometanização vai de acordo com a Lei 12305/2010, no que se refere a utilizar a FORSU e a considerar um recurso. Pelo fato de gerar um material digerido que pode estocar carbono no solo, a biometanização também vai de acordo com a Lei Municipal de Mudanças Climáticas 5248/2011, que considera a necessidade de redução da emissão de gases estufa.
Keywords: Tratamento
Resíduos
Biometanização
Metanização
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MEDINA JUNIOR, Alberto Wagner. Biometanização e o estudo de caso da usina de metanização de resíduos orgânicos e aproveitamento energético de biogás (TMethar) localizada na UTR-Caju/COMLURB no Rio de Janeiro. 2021. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Química Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AWMJúnior.pdf3.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.