Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15227
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Produção de diesel verde a partir de fontes renováveis: modelagem cinética da hidrodesoxigenação de ácido esteárico
Author(s)/Inventor(s): Pedroza, Mariana Afonso Pinto
Advisor: Silva, Mônica Antunes Pereira da
Co-advisor: Segtovich, Iuri Soter Viana
Co-advisor: Sermoud, Vitor de Morais
Abstract: Com o aumento da demanda energética ao longo dos anos e o impacto ambiental causado pelos combustíveis fósseis, cada vez mais tem se buscado por fontes renováveis para produção de biocombustíveis alternativos. Dentre esses, o diesel verde obtido pelo hidrotratamento de óleos vegetais e gorduras ´e uma opção promissora, principalmente pela possibilidade de ser produzido em refinarias já existentes. Neste trabalho, foi avaliada a cinética da etapa de hidrodesoxigenação de acido esteárico como componente modelo de matérias-primas triglicerídeas, dissolvido em dodecano e empregando catalisador de NiMo/Al2O3 para a obtenção de hidrocarbonetos na faixa do diesel. Um modelo cinético baseado no mecanismo de Langmuir-Hinshelwood, bem como dados experimentais obtidos nas temperaturas de 275, 300 e 325°C, pressões de 40, 50 e 70 bar, e concentrações de reagente de 2, 5 e 8% m/m, foram extraídos da literatura e procedeu-se uma rotina de estimação de parâmetros com algoritmos desenvolvidos em linguagem Python. Foram propostas algumas alterações no modelo original de modo a minimizar o esforço computacional requerido e melhorar os resultados obtidos. Os dados experimentais foram bem ajustados pelo modelo modificado, principalmente para os produtos e reagente, que apresentaram coeficientes de correlação acima de 90%. O cálculo da solubilidade de hidrogênio na mistura reacional foi feito a partir das equações de estado de Peng-Robinson e de Predictive Soave-Redlich-Kwong (PSRK), e os resultados foram comparados com dados experimentais reportados na literatura, tendo a primeira equação se mostrado mais adequada para a predição do equilíbrio de fases do sistema avaliado.
Keywords: Biocombustível
Diesel Verde
Hidrodesoxigenação
Ácido esteárico
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEDROZA, Mariana Afonso Pinto. Produção de diesel verde a partir de fontes renováveis: modelagem cinética da hidrodesoxigenação de ácido esteárico. 2021. 101 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAPPedroza.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.