Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15234
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo preliminar sobre o turismo náutico, com ênfase no turismo de pesca, nas imediações da Estação Ecológica de Tamoios
Author(s)/Inventor(s): Silva, Djair Santos da
Advisor: Souza, Eduardo Godoy Aires de
Abstract: Este trabalho tem como objetivo principal realizar o levantamento e a análise da infraestrutura náutica utilizada no turismo náutico, com ênfase no turismo de pesca, nas imediações e dentro Estação Ecológica dos Tamoios. A abordagem inicial do trabalho é sobre a Oferta e Demanda do Turismo que atuam dentro da estação ecológica, seguido da inserção da comunidade local no objetivo principal da Estação Ecológica de Tamoios que é a preservação dos ecossistemas marinhos e insulares. Foram aplicados 26 questionários em 7 regiões distintas, compreendendo do cais de Santa Luzia em Angra dos Reis à Tarituba em Paraty. Mapeamos preliminarmente os roteiros utilizados pelos operadores do turismo náutico que podem ser diferenciados em passeio de barco e saída para pesca de linha. O público principal do primeiro são grupos familiares e amigos e a finalidade é a busca pelo lazer em contato com a natureza. No segundo caso são atividades onde na maioria amigos se reúnem em busca de aventura e diversão, procurando os melhores pontos de pesca gastando na comunidade com material de pesca. Constatamos que do total de entrevistados, 17 utilizam a área protegida da Estação Ecológica de Tamoios como destino de pesca de linha que corresponde a 46% dos operadores. Dentro do trabalho proposto foi identificada a necessidade de uma divulgação voltada para os profissionais do setor náutico e para os turistas. Concluiu-se que é necessário maior desenvolvimento regional do turismo náutico e conscientização dos operadores, para a proposição de roteiros que sejam mais adequados para conservação do meio ambiente.
Keywords: Turismo náutico
Pesca artesanal
Baía da Ilha Grande (RJ)
Estação Ecológica de Tamoios (RJ)
Nautical tourism
artisanal fishing
Ilha Grande Bay (RJ)
Tamoios Ecological Station (RJ)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::ZOOLOGIA APLICADA::CONSERVACAO DAS ESPECIES ANIMAIS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Djair Santos da. Estudo preliminar sobre o turismo náutico, com ênfase no turismo de pesca, nas imediações da Estação Ecológica de Tamoios. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSSilva.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.