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http://hdl.handle.net/11422/15281
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Camila da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T00:00:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15281 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonética | pt_BR |
dc.subject | Fonologia | pt_BR |
dc.subject | Língua alemã | pt_BR |
dc.title | A abordagem da fonética e fonologia no ensino de alemão como língua estrangeira: uma análise do livro didático daf kompakt | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6277312293965310 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6941206255704391 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bragança Júnior, Álvaro Alfredo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4860346626134975 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como foco central a análise da abordagem dos conteúdos de fonética e fonologia pelos materiais didáticos, principalmente no âmbito das Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES), dado que compete a estas instituições a formação dos profissionais que serão responsáveis por orientar o ensino do idioma alemão em território nacional. O foco será sobre os fones fricativos e vibrantes róticos, em função da proximidade articulatória no processo de realização dos mesmos, que ora são responsáveis pela formação de pares mínimos, ora pela realização de variantes livres em Língua Alemã (LA). Além da análise sobre o material didático, paralelamente faz-se um estudo sobre o ensino de fonética e fonologia como disciplinas de LA nas universidades brasileiras, considerando-se que estas integram as quatro competências linguísticas requeridas no aprendizado de Língua Estrangeira (LE): fala, compreensão auditiva, escrita e leitura. Analisando-se estas quatro competências, pode-se ver que três delas estão intimamente integradas ao contexto de comunicação oral. Isso explica a importância da fonética e fonologia como disciplinas para as IES. Sabe-se também que mesmo dentro das IES do país, a distribuição do ensino da LA não ocorre de forma equânime (em relação à carga horária, à quantidade de docentes, de discentes e à estrutura da grade curricular), o que poderia justificar a menor atenção dada para estas disciplinas, apesar do aumento observado pela busca e oferta para o ensino da língua alemã como opção de LE. Independente dos motivos que podem justificar este aumento, o que ele mostra é que o idioma alemão tem crescido e se tornado cada vez mais real no cenário educacional e social brasileiro, como se verificará no presente trabalho. Desta forma, um estudo que debruce sua atenção sobre o ensino de língua alemã, através dos materiais didáticos e sua metodologia didático-pedagógica relacionada à fonética e fonologia é fundamental para promover a comunicação profícua entre os falantes, bem como formar alunos e professores com competência e segurança tanto para ensinar, quanto para se expressar em LA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Alemão |
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