Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPatrocínio, Paulo Roberto Tonani do-
dc.contributor.authorTrindade, Marcus Vinicius Jardim-
dc.date.accessioned2021-10-01T13:39:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:26Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15316-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectFonseca, Rubempt_BR
dc.titleO papel da literatura contemporânea na formação de leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8270680328878654pt_BR
dc.contributor.referee1Gutiérrez Giraldo, Rafael Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6316656737716891pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir e levantar questões sobre o estímulo da leitura de literatura e sua efetividade no ensino médio, com o desejo de analisar a formação de leitores. O trabalho buscou realizar uma coleta de informações sobre as formas que a leitura de literatura é estabelecida nas séries do último segmento de escolaridade com o objetivo de verificar as abordagens que as instituições de ensino utilizam para cativar o leitor, e através deste enlace de levar o estudante a se tornar um leitor em potencial fora da escola ou instituições de ensino. Através deste trabalho monográfico, será possível observar como o desestímulo do leitor está envolvido com a indicação de leitura de livros que não fale a língua desses jovens e do que ao longo destes anos atuais do currículo de ensino de literatura, a partir da perspectiva de como a educação no Brasil aborda, apenas um pouco mais que a metade da população é consumidora de literatura, e leitores de pouquíssimos livros anualmente. No ponto de vista de estímulo da leitura, associar o que pode ser recomendado para estes alunos leitores, como vemos a implementação de autores contemporâneos brasileiros como Rubem Fonseca. E por fim observar como a literatura contemporânea está associada ao estímulo de leitura e na formação de leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVJTrindade.pdf211.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.