Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15316
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do | - |
dc.contributor.author | Trindade, Marcus Vinicius Jardim | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T13:39:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15316 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Fonseca, Rubem | pt_BR |
dc.title | O papel da literatura contemporânea na formação de leitores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8270680328878654 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gutiérrez Giraldo, Rafael Eduardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6316656737716891 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo refletir e levantar questões sobre o estímulo da leitura de literatura e sua efetividade no ensino médio, com o desejo de analisar a formação de leitores. O trabalho buscou realizar uma coleta de informações sobre as formas que a leitura de literatura é estabelecida nas séries do último segmento de escolaridade com o objetivo de verificar as abordagens que as instituições de ensino utilizam para cativar o leitor, e através deste enlace de levar o estudante a se tornar um leitor em potencial fora da escola ou instituições de ensino. Através deste trabalho monográfico, será possível observar como o desestímulo do leitor está envolvido com a indicação de leitura de livros que não fale a língua desses jovens e do que ao longo destes anos atuais do currículo de ensino de literatura, a partir da perspectiva de como a educação no Brasil aborda, apenas um pouco mais que a metade da população é consumidora de literatura, e leitores de pouquíssimos livros anualmente. No ponto de vista de estímulo da leitura, associar o que pode ser recomendado para estes alunos leitores, como vemos a implementação de autores contemporâneos brasileiros como Rubem Fonseca. E por fim observar como a literatura contemporânea está associada ao estímulo de leitura e na formação de leitores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MVJTrindade.pdf | 211.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.