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dc.contributor.advisorMagalhães, Elisa de-
dc.contributor.authorRibeiro, Camila Fontes-
dc.date.accessioned2021-10-26T14:35:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Camila Fontes. Paisagens bordadas: pintando com memórias de vó. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15453-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectJardinspt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.titlePaisagens bordadas: pintando com memórias de vópt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoUtilizando a paisagem como pano de fundo, através da pintura, a artista se volta para sua ancestralidade. Ao longo deste trabalho, buscou-se mostrar os lugares íntimos e emocionais por onde pode percorrer a pintura e ainda assim fazer dela não só um discurso, mas quem sabe uma ação relevante no cenário artístico brasileiro. A pintura do gênero expressionismo abstrato, por exemplo, foi por vezes afirmada como uma subversão aos moldes clássicos da arte e propôs uma grande transformação no modo de enxergar a pintura, embora não haja uma mudança de fato se você transforma o assunto, porém não muda quem faz o discurso. Ou seja, no movimento do expressionismo abstrato – e ao longo de toda história da arte – temos constantes descobertas e modificações na forma de fazer arte, mas em geral as mesmas figuras representando e liderando: homens (brancos). Serão apresentados os caminhos percorridos pela artista para responder uma série de questionamentos gerados ao longo da graduação: Por que a abstração como linguagem? Por que a paisagem como objeto visual? Como pode uma mulher se graduando pintora no Brasil ter tão poucos exemplos femininos e não-brancos dentro de uma instituição renomada em 2021? Estas questões se encontraram respondidas em tantos outros trabalhos de colegas de formação e profissão, em tantos nomes relevantes da arte até o momento e ressurgem neste trabalho como uma tentativa de reafirmar e escancarar as portas para que passemos com nossas histórias, nossas origens, nossas vozes que não mais serão silenciadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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