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http://hdl.handle.net/11422/15453
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Magalhães, Elisa de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Camila Fontes | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-26T14:35:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Camila Fontes. Paisagens bordadas: pintando com memórias de vó. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15453 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Jardins | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Abstração | pt_BR |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.title | Paisagens bordadas: pintando com memórias de vó | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Utilizando a paisagem como pano de fundo, através da pintura, a artista se volta para sua ancestralidade. Ao longo deste trabalho, buscou-se mostrar os lugares íntimos e emocionais por onde pode percorrer a pintura e ainda assim fazer dela não só um discurso, mas quem sabe uma ação relevante no cenário artístico brasileiro. A pintura do gênero expressionismo abstrato, por exemplo, foi por vezes afirmada como uma subversão aos moldes clássicos da arte e propôs uma grande transformação no modo de enxergar a pintura, embora não haja uma mudança de fato se você transforma o assunto, porém não muda quem faz o discurso. Ou seja, no movimento do expressionismo abstrato – e ao longo de toda história da arte – temos constantes descobertas e modificações na forma de fazer arte, mas em geral as mesmas figuras representando e liderando: homens (brancos). Serão apresentados os caminhos percorridos pela artista para responder uma série de questionamentos gerados ao longo da graduação: Por que a abstração como linguagem? Por que a paisagem como objeto visual? Como pode uma mulher se graduando pintora no Brasil ter tão poucos exemplos femininos e não-brancos dentro de uma instituição renomada em 2021? Estas questões se encontraram respondidas em tantos outros trabalhos de colegas de formação e profissão, em tantos nomes relevantes da arte até o momento e ressurgem neste trabalho como uma tentativa de reafirmar e escancarar as portas para que passemos com nossas histórias, nossas origens, nossas vozes que não mais serão silenciadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pintura |
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