Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15501
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.contributor.authorKneipp, Thaís Araújo Fialho-
dc.date.accessioned2021-11-04T22:43:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:33Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.citationKNEIPP, Thaís Araújo Fialho. O idioma coreano como prática de liberdade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15501-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua coreanapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectIdiomaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO idioma coreano como prática de liberdadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Claudia Maria Bokel-
dc.contributor.referee2Costa, Warley da-
dc.description.resumoNeste estudo veremos como um idioma de pouca circulação na cidade do Rio de Janeiro obteve espaço dentro de uma escola pública localizada na zona norte da cidade. Com a apresentação do tema e a descrição de meu primeiro contato com o idioma e com o tema escolhido, descrevo no estudo as políticas curriculares que abrangem o ensino de línguas estrangeiras modernas para a compreensão da inclusão do idioma coreano no espaço escolar. Apesar das políticas curriculares vigentes, o idioma demonstrou-se carregado de significados e de interesse dos estudantes, já que a sua permanência no ambiente escolar se originou na mobilização dos estudantes. Com as discussões atuais de currículo, concentrei o foco do estudo em demonstrar como as políticas se regem e que, apesar das disciplinas serem impostas aos estudantes, o forte interesse dos estudantes se demonstrou em uma prática de liberdade de escolha pela aprendizagem do idioma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TKneipp.pdf549.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.