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dc.contributor.advisorQuerido, Danielle Lemos-
dc.contributor.authorMelo, Andressa da Silva Melo-
dc.date.accessioned2021-11-11T14:40:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:53Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.citationMELO, Andressa da Silva. Construção e validação de tecnologia educativa para o manejo não farmacológico da dor em recém-nascido no alojamento conjunto. 2021. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Perinatal) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15535-
dc.description.abstractBackground and objective: repeated painful experiences in the neonatal period can have deleterious effects in the short and long term and trigger abnormal patterns of behavior and sensory processing. In health care, the use of educational technologies can facilitate access to information and help manage pain in newborns. The aim of this study was to build and validate a folder-type educational technology to guide mothers of newborns admitted to rooming-in on neonatal pain relief. Methods: methodological study developed in five stages: situational diagnosis, literature review, construction of the folder, selection of judges and technology validation. Results: the educational technology developed was a folder entitled “Non-pharmacological methods for the relief of pain in the baby”. The validation revealed a minimum level of agreement of 0.78 and a maximum of 1. The Content Validity Index Overall folder was 0.86 considering the validated folder. In the experts' assessment, the educational material was considered enriching and enlightening and its use could strengthen the practice of health education. Conclusion: the educational technology proved to be valid in terms of appearance and content to guide and encourage maternal participation in the management of pain in newborns undergoing painful procedures in rooming-in.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDorpt_BR
dc.subjectRecém-nascidopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectPainen
dc.subjectInfant, newbornen
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectValidation studyen
dc.titleConstrução e validação de tecnologia educativa para o manejo não farmacológico da dor neonatalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1246423472568040pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1641167616565168pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Magesti, Bruna Nunes-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4387715302706911pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Priscila Borges de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704925173922408pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Luiza Dorneles da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9862893379399340pt_BR
dc.description.resumoJustificativa e objetivo: as experiências dolorosas repetidas no período neonatal podem ter efeitos deletérios a curto e a longo prazo e desencadear padrões anormais de comportamento e processamento sensorial. Na assistência á saúde, o uso de tecnologias educacionais pode facilitar o acesso à informação e auxiliar no manejo da dor no recém-nascido. O objetivo desse estudo foi construir e validar uma tecnologia educativa do tipo folder para orientar mães de recém-nascidos internados em alojamento conjunto sobre alívio da dor neonatal. Métodos: estudo metodológico desenvolvido em cinco etapas: diagnóstico situacional, revisão de literatura, construção do folder, seleção dos juízes e validação da tecnologia. Resultados: a tecnologia educativa desenvolvida foi um folder intitulado “Métodos não farmacológicos para o alívio da dor do bebê”. A validação revelou um nível de concordância mínima de 0,78 e máxima de 1. O Índice de validade do conteúdo geral do folder foi de 0,86 considerando o folder validado. Na avaliação dos especialistas, o material educativo foi considerado enriquecedor e esclarecedor e seu uso poderá fortalecer a prática da educação em saúde. Conclusão: a tecnologia educativa mostrou ser válida quanto à aparência e conteúdo para orientar e estimular a participação materna no manejo da dor do recém-nascido submetido a procedimentos dolorosos no alojamento conjunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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