Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15566
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação do potencial da mistura de macrófitas aquáticas para produção de etanol de segunda geração via rota química
Author(s)/Inventor(s): Pontes, Camila Santiago Leal
Silva, Caroline dos Santos
Advisor: Reyes Cruz, Yordanka
Co-advisor: Carvalho, Leonard Guimarães
Abstract: A dependência universal dos combustíveis fósseis tem se mostrado problemática por uma série de motivos que passam pelo iminente esgotamento das reservas conhecidas destes combustíveis, o grave impacto que sua extração e utilização geram no meio ambiente e até mesmo questões político-econômicas. Diante deste cenário, o uso de combustíveis de origem renovável vem se mostrando uma realidade cada vez mais presente no mundo. No Brasil, este cenário já está bem estabelecido e desde a década de 70 o país figura entre os líderes na fabricação de etanol de primeira e segunda geração. São muitos os estudos que tem por objetivo investigar novas tecnologias para fabricação de etanol. Sendo a matéria-prima um dos fatores que representa boa parte do custo do processo, é de extrema importância a busca de biomassas de baixo custo que possam ser utilizadas na obtenção do etanol. As biomassas lignocelulósicas tem sido o foco neste sentido e as macrófitas aquáticas se apresentam como uma alternativa pela sua grande disponibilidade. Neste contexto, este trabalho avaliou o potencial de uma mistura de macrófitas aquáticas, fornecida pela hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá), como matéria-prima para produção de etanol de segunda geração via rota química. Foi feita a hidrólise ácida da biomassa para remoção da fração hemicelulósica e extração dos açúcares fermentescíveis; seguida da deslignificação pela hidrólise básica da celulignina e logo depois e hidrólise ácida da celulose para extração dos monômeros (açúcares). A etapa seguinte foi a fermentação dos hidrolisados obtidos em cada etapa, avaliando-se meios com 25%, 50% e 75% de hidrolisado. Nos melhores cenários obteve-se 16,5g/L de etanol a partir do hidrolisado hemicelulósico e 14,3g/L de etanol a partir do hidrolisado celulósico. Não foram avaliadas as condições otimizadas para este processo, sendo possível obter nestas condições, em escala de laboratório, 4,9kg de etanol para cada tonelada da mistura de macrófitas utilizada.
Keywords: Macrófitas
Produção
Combustível
Etanol
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALCOOL
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PONTES, Camila Santiago Leal; SILVA, Caroline dos Santos. Avaliação do potencial da mistura de macrófitas aquáticas para produção de etanol de segunda geração via rota química. 2021. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSLPontes.pdf931.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.