Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15575
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise da viabilidade econômica da utilização de bagaço de malte para produção de etanol 2G e querosene de aviação
Author(s)/Inventor(s): Abreu, Carolina Ferreira de
Pereira, Gustavo Martins
Advisor: Reyes Cruz, Yordanka
Co-advisor: Om Tapanes, Neyda de la Caridad
Abstract: O cenário atual de geração e consumo de energia no mundo torna imprescindível a busca por fontes alternativas e renováveis para obtenção desta, visto que é necessária a mitigação dos efeitos negativos causados no planeta pela utilização de fontes energéticas de origem fóssil. Paralelamente, são encontrados no Brasil uma gama de materiais de natureza lignocelulósica que podem ser destinados para este fim. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo apresentar uma análise da viabilidade econômica do uso de bagaço de malte - resíduo da indústria cervejeira que é muito presente no país - como matéria-prima alternativa para produção de dois biocombustíveis de grande interesse comercial e potencial para utilização: etanol de segunda geração e o bioquerosene de aviação. A partir da avaliação de indicadores econômicos como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback foi possível chegar à conclusão que o investimento em uma planta de produção de bioquerosene é a opção economicamente mais viável, visto que trará maiores ganhos e menos riscos na perspectiva analisada.
Keywords: Malte
Bagaço
Biocombustível
Etanol
Querosene
Aviação
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Oct-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ABREU, Carolina Ferreira de; PEREIRA, Gustavo Martins. Análise da viabilidade econômica da utilização de bagaço de malte para produção de etanol 2G e querosene de aviação. 2021. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMPereira.pdf616.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.