Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15598
Type: Relatório
Title: A tese da independência do Banco Central e a estabilidade de preços: uma aplicação do método-Cukierman à história do FED
Author(s)/Inventor(s): Sicsú, João
Abstract: O objetivo do texto é discutir a tese que propõe a independência dos bancos centrais (IBC). Para tanto, aplica-se o método de avaliação do grau de autonomia dos bancos centrais – elaborado por Alex Cukierman – ao Federal Reserve System em alguns importantes eventos da história monetária americana. Verifica-se se o grau de autonomia das autoridades monetárias nos Estados Unidos está relacionado com as taxas de inflação do país. A partir dos resultados alcançados, o artigo efetua uma discussão em torno da validade da tese da IBC.
Abstract: This paper discusses the thesis that proposes the independence for central banks (ICB). With this aim, it applies Alex Cukierman's method to measure the autonomy degree of Federal Reserve System in some important events from American monetary history. It verifies if the autonomy degree of the U.S. monetary authorities is correlated to the inflation rate of each event. After this, the article debates on validity of ICB thesis.
Keywords: Banco central
Preços
Estabilização econômica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::INSTITUICOES MONETARIAS E FINANCEIRAS DO BRASIL
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Texto para discussão
Issue: 363
Issue Date: May-1996
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SICSU, João. A tese da independência do Banco Central e a estabilidade de preços: uma aplicação do método-Cukierman à história do FED. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996. 43 p. (Texto para discussão, n. 363).
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSicsu.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.