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http://hdl.handle.net/11422/15604
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira Neto, Godofredo de | - |
dc.contributor.author | Matta, Márcia Helena da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T14:55:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:35Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15604 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Identidade feminina | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.title | O quarto de despejo de Carolina de Jesus:o protagonismo da literatura negra na vivência feminina e favelada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5850312545137069 | pt_BR |
dc.description.resumo | O protagonismo da mulher negra torna-se cada vez mais necessário na sociedade brasileira e a literatura possibilita ao leitor construir, interpretar e ressignificar olhares da identidade feminina. O Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus ressignifica sua trajetória enquanto mulher negra e resistente, através de uma narrativa de encontros com a necessidade, o real e os contrapontos sociais que a personagem protagonizou por si. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender dentro da literatura de Carolina de Jesus em O Quarto de Despejo a importância da construção da identidade, do reconhecimento social e da relação entre necessidade e oportunidade. A importância de se tratar a temática está relacionada com a necessidade emergente, observada através das práticas docentes, da inserção de literaturas negras femininas no cotidiano do aluno para a sua formação social, étnica e da identidade. Diante de um estudo voltado para uma metodologia de análise bibliográfica do livro de Carolina Maria de Jesus “O Quarto de despejo: diário de uma favelada” e de obras complementares que fomentavam a relação da narrativa da autora, foi possível interpretar o protagonismo de Carolina Maria de Jesus enquanto mulher negra, pobre e favelada diante de suas vivências. Com o auxílio do referencial teórico-metodológico e da biografia de PINANGÉ (2020), LEÃO (2020), RODRIGUES & SANTOS (2019), VALENTE & PONTES (2014), ANDRADE (2011;2008) e JESUS (2005;1960), pode-se contatar a importância e o protagonismo vivido por Carolina de Jesus em sua narrativa social como mulher negra e favelada, evidenciando seus diferentes conflitos e paradoxos vividos dentro da temática trabalhada aqui. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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