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dc.contributor.advisorOliveira Neto, Godofredo de-
dc.contributor.authorMatta, Márcia Helena da-
dc.date.accessioned2021-11-19T14:55:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:35Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15604-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectIdentidade femininapt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.titleO quarto de despejo de Carolina de Jesus:o protagonismo da literatura negra na vivência feminina e faveladapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5850312545137069pt_BR
dc.description.resumoO protagonismo da mulher negra torna-se cada vez mais necessário na sociedade brasileira e a literatura possibilita ao leitor construir, interpretar e ressignificar olhares da identidade feminina. O Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus ressignifica sua trajetória enquanto mulher negra e resistente, através de uma narrativa de encontros com a necessidade, o real e os contrapontos sociais que a personagem protagonizou por si. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender dentro da literatura de Carolina de Jesus em O Quarto de Despejo a importância da construção da identidade, do reconhecimento social e da relação entre necessidade e oportunidade. A importância de se tratar a temática está relacionada com a necessidade emergente, observada através das práticas docentes, da inserção de literaturas negras femininas no cotidiano do aluno para a sua formação social, étnica e da identidade. Diante de um estudo voltado para uma metodologia de análise bibliográfica do livro de Carolina Maria de Jesus “O Quarto de despejo: diário de uma favelada” e de obras complementares que fomentavam a relação da narrativa da autora, foi possível interpretar o protagonismo de Carolina Maria de Jesus enquanto mulher negra, pobre e favelada diante de suas vivências. Com o auxílio do referencial teórico-metodológico e da biografia de PINANGÉ (2020), LEÃO (2020), RODRIGUES & SANTOS (2019), VALENTE & PONTES (2014), ANDRADE (2011;2008) e JESUS (2005;1960), pode-se contatar a importância e o protagonismo vivido por Carolina de Jesus em sua narrativa social como mulher negra e favelada, evidenciando seus diferentes conflitos e paradoxos vividos dentro da temática trabalhada aqui.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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