Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15629
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Dois estudos de casos de políticas públicas em São João de Meriti: o Plano da FUNDREM (1975) e o Programa Baixada Viva/Nova Baixada (1996)
Author(s)/Inventor(s): Dias, Fernando Nicholas dos Santos
Advisor: Fridman, Fania
Abstract: O presente trabalho trata desde o período da criação do plano da FUNDREM - Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro - até o Programa Baixada Viva/Nova Baixada (1996). Na década de 1970 além do “Milagre Econômico” proporcionado pelos I e II Planos Nacionais de Desenvolvimento (PND), ocorreu a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro originando uma nova região metropolitana no país composta por 14 municípios. Entre estes, estavam aqueles que constituem a área denominada Baixada Fluminense. Na Baixada Fluminense está localizado o município de São João de Meriti que, nos anos de 1970, já era considerado 100% urbanizado. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000 vimos o ressurgimento do interesse do poder público em projetar/planejar a Baixada Fluminense através do projeto Baixada Viva /Nova Baixada cujo principal objetivo, em São João de Meriti, era o de (re)urbanizar alguns bairros com problemas crônicos como vias não asfaltadas, falta de saneamento, entre outros, causados por uma urbanização precária anterior. O trabalho apresenta tais planos e realiza uma análise das modificações e pressupostos do planejamento urbano em São João de Meriti.
Keywords: Planejamento territorial
Políticas públicas
Urbanização
Baixada Fluminense (RJ)
São João de Meriti (RJ)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::TECNICAS DE PLANEJAMENTO E PROJETO URBANOS E REGIONAIS
Production unit: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Jul-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FNSDias.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.