Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPerdigão, Elaine Rodrigues-
dc.contributor.authorSalles, Anna Lúcia Braga-
dc.date.accessioned2021-11-25T17:41:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:38Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.identifier.citationSALLES, Anna Lúcia Braga. Acesso às informações acadêmico-administrativas: a avaliação do Manual do Estudante de Economia da UFRJ. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15667-
dc.description.abstractThis study focuses on the evaluation of the Economics Student Handbook with the purpose of investigating the academic-administrative information provided to the student body of the undergraduate course in Economics at the Federal University of Rio de Janeiro. The Manual is considered an important academic management tool that contributes to making information available in a useful and transparent way. The methodological procedures adherent to the evaluation area are adopted, with the adoption of a consumer-centered approach. The evaluation categories selected for judging the Manual are: content, access, aesthetics and organization, and target audience. The evaluative instruments contemplate quantitative and qualitative research techniques, namely: questionnaire and discussion group. The results show a positive assessment of the Manual, especially regarding its content, access, and target audience. The aesthetics and organization of the document were considered a critical point. It was recommended that some changes be made in the document to make it more dynamic and attractive to the student body.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFundação Cesgranriopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManuaispt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectProcedimento administrativopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAcesso às informações acadêmico-administrativas: a avaliação do Manual do Estudante de Economia da UFRJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0789210860351185pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3972696261410512pt_BR
dc.contributor.referee1Vilarinho, Lúcia Regina Goulart-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1757678864925265pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Julia Paranhos de Macedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2267894578014425pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é voltado para a avaliação do Manual do Estudante de Economia com o propósito de averiguar as informações acadêmico-administrativas prestadas ao corpo discente do curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considera-se o Manual um importante instrumento de gestão acadêmica que contribui para a disponibilização de informações de forma útil e transparente. São adotados os procedimentos metodológicos aderentes à área da avaliação, com a adoção da abordagem centrada nos consumidores. As categorias avaliativas selecionadas para julgamento do Manual são: conteúdo, acesso, estética e organização e público a que se destina. Os instrumentos avaliativos contemplam as técnicas quantitativa e qualitativa de investigação, a saber: questionário e grupo de discussão. Os resultados expõem uma apreciação positiva do Manual, sobretudo com relação ao conteúdo, acesso e público a que se destina. A estética e organização do documento foram consideradas como ponto crítico. Recomendou-se que fossem realizadas algumas modificações no documento para torná-lo mais dinâmico e atraente ao corpo discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Avaliaçãopt_BR
dc.publisher.initialsCESGRANRIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações de outras Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBSalles.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.