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dc.contributor.advisorCoutinho, Eduardo Granja-
dc.contributor.authorSisniscalchi Junior, Márcio Rezende-
dc.date.accessioned2017-03-16T18:02:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:49Z-
dc.date.issued2006-12-12-
dc.identifier.citationSISNISCALCHI Jr., Márcio Rezende. Modernização da sociedade e transformação da música popular no Brasil. 2006. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1567-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleModernização da sociedade e transformação da música popular no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001pt_BR
dc.contributor.referee1Freire Filho, Joao Batista de Macedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires de-
dc.description.resumoDemonstra como o desenvolvimento do capitalismo modificou a lógica de produção e consumo de cultura popular no Brasil. A urbanização iniciada no século XX e o conseqüente entrelaçamento das novas classes sociais foram fundamentais para a massificação da indústria de bens simbólicos, pois, concomitante ao desenvolvimento do mercado de rádio, discos e TV, acontecia uma assimilação da cultura do povo. Enquanto a juventude procurava novas formas e novos conteúdos, a música popular perdia seu caráter folclórico e assumia um status de mercadoria. Nos anos 60, o embate entre nacionalistas e internacionalistas trouxe novas ferramentas para a produção artística - até então marcada pelas contradições entre popular e erudito -, e suas diferentes abordagens políticas, estéticas e econômicas foram fundamentais para a consolidação da indústria cultural no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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