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http://hdl.handle.net/11422/15723
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Maia, Marisa Schargel Maia | - |
dc.contributor.author | Estrela, Carolina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T18:55:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-21 | - |
dc.identifier.citation | ESTRELA, Carolina Rodrigues. Saída possível: o caminho da resiliência. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15723 | - |
dc.description.abstract | The present work has the objective to analyze the concept of resilience proposed by Boris Cyrulnik. In addition to studying the main concepts present in the formulation of this theory and to propose some recommendations for professionals who work with traumatized children and their families. It presents the work of resilience from the formation of temperament within the pre-verbal interactions of the baby with the environment, thus pointing to the importance of the environment in healthy child development. Within this analysis he approaches the concept of secure attachment proposed by John Bowlby. It analyzes the concept of trauma as aggression and rupture in the development process and its subjectivating and desubjectivizing aspects, in order to think about how aggression may or may not be characterized as trauma to the subject taking into account their temperament and the way the medium interferes in the elaboration Of trauma. From this discussion we briefly comment on the situation of precariousness experienced by children in the city of Rio de Janeiro and in the world. And then there are some fundamentals needed for the traumatic wound repair process: such as the importance of training professionals to work with traumatized children, their role as resilient guardians, the role of the State as a provider of the child's basic needs, and Of their family and also think a place of expression and positive affectation for these children. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resiliência psicológica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Trauma psicológico | pt_BR |
dc.subject | Resilience, psychological | en |
dc.subject | Child development | en |
dc.subject | Psychological trauma | en |
dc.title | Saída possível: o caminho da resiliência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6412027675660806 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8539761368658892 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Merquior, Marcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0409921152653838 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de resiliência proposto por Boris Cyrulnik. Além de estudar os principais conceitos presentes na formulação dessa teoria e ao fim propor algumas recomendações para profissionais que atuem com crianças traumatizadas e suas famílias. Apresenta o trabalho de resiliência a partir da formação do temperamento dentro das interações pré-verbais do bebê com o meio, apontando assim a importância do mesmo no desenvolvimento infantil saudável. Dentro dessa análise aborda o conceito de apego seguro, proposto por John Bowlby. Analisa o conceito de trauma como agressão e ruptura no processo de desenvolvimento e seus aspectos subjetivantes e dessubjetivantes, para assim pensar como a agressão pode ou não se caracterizar como trauma para o sujeito, levando em consideração seu temperamento e a forma como o meio pode interferir na elaboração do trauma. A partir dessa discussão comenta-se brevemente a situação de precariedade vivida pelas crianças na cidade do Rio de Janeiro e no mundo. E então se discorre sobre alguns fundamentos necessários para o processo de reparação da ferida traumática: como a importância da capacitação dos profissionais para trabalhar com crianças traumatizadas, sua função enquanto tutores de resiliência, o papel do Estado e da família enquanto provedores das necessidades básicas da criança, e também pensar um lugar de expressão e afetação positiva para essas crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Maternidade Escola | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
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