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dc.contributor.advisorMaia, Marisa Schargel Maia-
dc.contributor.authorAraujo, Claudia Borges da Silveira de-
dc.date.accessioned2021-12-03T17:36:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:40Z-
dc.date.issued2015-09-02-
dc.identifier.citationARAÚJO, Claudia Borges da Silveira de. "Mas, não tem uma remedinho, não?": medicalização da infância. 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) - Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15749-
dc.description.abstractDuring psychological care provided in a children's clinic it was observed that many children are referred to the clinic with a diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This fact calls attention to the phenomenon defined as medicalization. Thus, some questions can be made: What would the medicalization phenomenon be? How are the diagnoses made? What are the implications of such diagnosis for the child and his/her family? In an attempt to contribute to the discussion of these questions, this work investigates the historical and social development of the medicalization phenomenon, examining its consequences in clinical practice and in childhood. For this purpose, a theoretical and conceptual study of medicalization of childhood will be made, examining some references in literature with a review of its most important aspects.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectMedicalizationen
dc.subjectAttention deficit disorder with hyperactivityen
dc.title"Mas, não tem um remedinho,não?": a medicalização da infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6412027675660806pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0322984441568673pt_BR
dc.contributor.referee1Merquior, Márcia Cristina Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409921152653838pt_BR
dc.description.resumoDurante atendimentos psicológicos realizados em um ambulatório infantil foi observado, que muitas crianças são encaminhadas com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Tal fato chama atenção para o fenômeno definido como medicalização. Diante disso as questões foram colocadas: O que seria o fenômeno da medicalização? Como são feitos os diagnósticos? Que implicações isso acarreta para a criança e seus familiares? Na tentativa de refletir sobre essas perguntas, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desenvolvimento histórico e social do fenômeno da medicalização, examinando quais as consequências disso na prática clínica e para a infância de um modo geral. Para tal, será feito um estudo teórico conceitual, sobre a temática da medicalização da infância, examinando algumas referências apresentadas na literatura, com uma revisão dos aspectos mais importantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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